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Mestrado em Educação debate busca da qualidade em pesquisa

Aplicações de fundamentos lógicos e epistemológicos são extremamente essenciais para boa produção científica


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Foto: João Paulo Barbosa Mestrado em Educação debate busca da qualidade em pesquisa
Dr. Gamboa: desafios para pesquisa de qualidade
Foto: João Paulo Barbosa Mestrado em Educação debate busca da qualidade em pesquisa
Participantes da aula inaugural do mestrado em Educação
Foto: João Paulo Barbosa Mestrado em Educação debate busca da qualidade em pesquisa
Realização do 3º Encontro de Egressos do Mestrado em Educação


Abordagens epistemológicas da pesquisa em educação consistiram o centro das reflexões da aula inaugural do Programa de Mestrado em Educação, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, realizada nesta quarta-feira (18), no auditório Ipê, no campus II. O pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Dr. Silvio Ancisar Sanchez Gamboa, proferiu a aula na qual defendeu a recuperação dos fundamentos lógicos e epistemológicos para superar o problema de qualidade da pesquisa educativa.

“Uma das maneiras de superar o problema, ocorre quando recuperamos os fundamentos lógicos e epistemológicos da pesquisa científica. Isso implica também numa recuperação da estrutura básica do conhecimento, com as variedades das lógicas e das epistemologias”, pontuou para dizer que a origem do problema está na grande distância entre a legislação sobre a pesquisa e os critérios de rigor científico da produção realizada em instituições de ensino superior.  Gamboa buscou uma dimensão para o estudante se situar na pesquisa e para o pesquisador orientar com mais segurança.

O tema abordado foi “A Pesquisa Científica e os Desafios da Qualidade: As Bases Lógicas e Epistemológicas”, com a introdução sustentada no seguinte pensamento do filósofo francês Gaston Bachelard (1884-1962): “Para o espírito científico qualquer conhecimento é uma resposta a uma pergunta. Se não tem pergunta, não pode ter conhecimento científico. Nada se dá, tudo se constrói”. Gamboa desenvolveu um roteiro que passou pelo contexto histórico, critérios de qualidade, condições de qualidade e abordagens epistemológicas.

A coordenadora do mestrado em Educação, Camélia Santina Murgo, disse ter sido muito importante a aula inaugural com o pesquisador de larga experiência na área, que tem atuado em universidades brasileiras, argentinas, chilenas e colombianas, com ênfase em filosofia da educação. Graduado filósofo pela Universidade de San Buenaventura, na Colômbia, com mestrado na Universidade de Brasília (UnB) e doutorado na Unicamp, o colombiano atendeu ao convite, para a aula inaugural, feito pelo seu colega Dr. José Camilo dos Santos.

Egressos – Durante a tarde, no mesmo auditório, a nova turma de estudantes teve a oportunidade de participar do 3º Encontro de Egressos do Programa de Mestrado em Educação, que serviu para troca de experiências. Quatro mestres em educação formados pela Unoeste discorreram sobre aspectos metodológicos e publicações científicas de suas pesquisas. Também falaram sobre os impactos do processo de formação em suas atuações profissionais. O encontro foi proporcionado pela coordenação, que inclui a doutora Raimunda Abou Gebran como vice-coordenadora, e organizado pela comissão de eventos, formada pelos doutores Vagner Matias do Prado, Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Carmen Lúcia Dias e Érika Porceli Alaniz.

Participaram os seguintes egressos: Josineide Alves da Silva que desenvolveu a pesquisa sobre o uso escolar do filme no currículo do Estado de São Paulo, orientada pela Dra. Maria de Lourdes Zizi Trevizan Perez (ano de conclusão 2012); Márcio Donizetti Corrêa que estudou o Programa Universidade para Todos (Prouni) para analisar satisfação, expectativa, evasão e permanência de bolsista em faculdade particular, com orientação do Dr. José Camilo dos Santos (2014); Marisa Oliveira Barbosa que pesquisou sobre leitura e interpretação de texto num curso de odontologia, orientada pelo Dr. Adriano Rodrigues Ruiz (2009); e Vinicius Bertogna que questionou em sua pesquisa se a questão do dualismo ainda permanece na educação profissional brasileira, orientado pelo Dr. Silvio César Nunes Militão (2009).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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