CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Nutrição orienta grávidas e mães que acabaram de dar à luz

Semanalmente, mulheres que estão no setor de Ginecologia e Obstetrícia do HR recebem educação nutricional


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Nutrição orienta grávidas e mães que acabaram de dar à luz
Professora Sandra, à esquerda, supervisiona apresentação de alunas
Foto: Matheus Teixeira Nutrição orienta grávidas e mães que acabaram de dar à luz
Grávidas e puérperas veem palestra e recebem panfletos do curso de Nutrição


Durante as atividades do estágio supervisionado no Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente, os alunos da graduação em Nutrição da Unoeste passam por diversos setores e clínicas. Atualmente, um grupo está na ala de Ginecologia e Obstetrícia, onde semanalmente dá orientações nutricionais para grávidas e puérperas (mulheres que tiveram filhos há pouco), presta informações de alimentação adequada para mãe e bebê, inclusive com dicas para amamentação. A próxima atividade já está marcada, será na manhã da próxima segunda-feira (30).
 
Colocando em execução a educação alimentar, os benefícios são para a mãe e o bebê, que tende a nascer saudável, pois ao receber os nutrientes corretos tem diminuídos os riscos de doenças crônicas. A professora da Unoeste e nutricionista, Sandra Cristina Genaro, conta que a orientação nutricional para gestantes e puérperas passa desde como ter um desenvolvimento saudável do bebê e como amamentar e chega ao ponto de como iniciar a alimentação dos nenês após a retirada do leite materno, “sendo de grande importância essa ação, que tem por objetivo enfatizar a importância do leite materno nos primeiros meses de vida, e como o estado nutricional da mãe influencia na saúde do bebê”. Se houver alguma mãe com enfermidade como hipertensão ou diabetes, são fornecidas instruções específicas.
 
No fim do ano, Gabriela Soares Gonçalves, acadêmica do 7º termo na Unoeste, já será uma nutricionista, por isso, acredita que o estágio supervisionado soma muitas experiências ao aprendizado. Segundo ela, “essa parte é importante porque trocamos informações com a gestante, esclarecemos dúvidas ou mitos que tem em relação à alimentação, aprendemos sobre os hábitos alimentares dela e também colocamos em prática a teoria vista durante todo o curso”. Outro ponto que destaca é a ênfase que dão à manutenção do aleitamento materno – como forma exclusiva até os 6 meses de vida e que deve continuar, junto com demais alimentos, até os 2 anos de idade, conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS). “Quando os alunos notam uma mãe obesa ou com baixo peso, fazem avaliação e, assim, adequam a alimentação para que cheguem ao peso ideal”, complementa a docente.
 
A jovem Karen Medina Carraro, 22, deu à luz Sophia às 9h07 do último sábado (21), nasceu prematura, com 29 semanas. “Estou superanimada, é uma experiência muito boa!”. Por a primogênita estar internada e à base de soro, um procedimento normal para quem nasce antes do tempo, ainda não recebeu leite diretamente do peito, algo que a mamãe de primeira viagem planeja fazer em breve, principalmente após saber toda a importância desse ato. Sobre os conselhos recebidos pelo curso de Nutrição da Unoeste, ela assistiu com bastante atenção à palestra e considera a ação extremamente positiva. “A gente adquire experiência, ainda mais eu, que é a primeira vez. Às vezes surgem muitas dúvidas e eu mesma aprendi bastante, porque não sabia de muita coisa, foi muito importante”, finaliza.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem