CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto Caravana da Saúde é recebido como oportunidade única

Direção de escola do Jardim Humberto Salvador reserva data com antecedência para garantir os serviços


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Projeto Caravana da Saúde é recebido como oportunidade única
Controle dos testes e exames orientam qualidade do serviço
Foto: João Paulo Barbosa Projeto Caravana da Saúde é recebido como oportunidade única
Aferição da pressão arterial, por alunos de Enfermagem
Foto: João Paulo Barbosa Projeto Caravana da Saúde é recebido como oportunidade única
Envolvidos na organização e serviços prestados no evento


Pela quarta vez consecutiva, a 1ª edição do ano do projeto Caravana da Saúde é realizada no Jardim Humberto Salvador, na zona norte de Presidente Prudente. A direção da Escola Municipal Juraci Menezes Peralta tem agendado a data com antecedência, para garantir os serviços preventivos no dia em que a rede municipal de educação mobiliza as comunidades de bairros, realizando o Dia da Família na Escola. “Cada escola desenvolve sua programação. Nós elegemos a caravana como oportunidade única, com serviços especializados e de qualidade”, disse a vice-diretora Maria Ângela Rubini, que responde interinamente pela direção, no sábado (21) pela manhã, quando ocorreram os atendimentos, das 8h30 às 12h.

“A relevância desse projeto é tão grande para nós que, no início do ano, corremos para assegurar essa data. É a melhor oportunidade para os pais de nossos alunos e outros moradores do bairro e de bairros vizinhos fazerem testes e exames preventivos de saúde, exatamente por ser num sábado pela manhã. É que durante a semana se torna mais difícil ir ao serviço de saúde, pois a maioria trabalha de segunda a sexta-feira”, comentou a vice-diretora em relação à importância da caravana, que é uma iniciativa da Associação Comercial e Empresarial, na qual a principal parceria é da Unoeste, que disponibiliza a maioria absoluta dos serviços, envolvendo a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e vários cursos.

A escola, que oferece o primeiro ciclo do ensino fundamental, inserida no programa de educação integral e integrada ao Cidadescola, atende mais de 400 alunos, especialmente moradores do Humberto Salvador e do Jardim Augusto de Paula. São crianças que levaram para suas casas convites da escola, acompanhado de panfleto produzido pela entidade empresarial. Há um envolvimento global da unidade de ensino, onde está incluído conselho escolar formado por pais, alunos, professores e funcionários, cuja nova diretoria tomou posse no mesmo sábado, embora instituída desde fevereiro, para mandato de um ano. Como órgão colegiado, o conselho participa de decisões tomadas no âmbito da escola.

Envolver a caravana no Dia da Família na Escola é uma sugestão da diretoria e que tem o aval do conselho. Portanto, é uma decisão que extrapola os muros da escola para alcançar toda a comunidade que, mais uma vez, compareceu em massa para passar por serviços prestados por estudantes da Unoeste, orientados e acompanhados por professores de 13 cursos: Educação Física, Radiologia, Medicina, Biomedicina, Farmácia, Estética e Cosmética, Odontologia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Pedagogia e Matemática. Na Medicina estiveram envolvidas as ligas de toxicologia, urologia, saúde da mulher, cardiologia, traumatologia esportiva, dermatologia, oftalmologia, além de geriatria e obstetrícia.

Nos atendimentos urológicos também esteve envolvido o Serviço de Urologia de Presidente Prudente e Região (Suppera). Outros envolvimentos foram da Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico (Carim), da unidade móvel de Prevenção da Santa Casa e da escola de cabeleireiros Impacto. Presente em todas as caravanas na escola Juraci, a faxineira aposentada Maria Batista Bitencourt Pereira fez todos os testes e exames ofertados no sábado. “É tão bom que venho todo ano”, afirmou. A empregada doméstica Gilda Alves da Silva Torres, afastada do serviço para tratamento da coluna, foi à caravana pela primeira vez e aprovou. “Minha neta me deu o bilhete da escola e eu vim. Os serviços de prevenção à saúde são muito importantes para todos nós”, disse.

Os estudantes da Unoeste estiveram acompanhados pelos seguintes professores: Mário Fioravante de Oliveira Colnago, Luciane de Souza Romero, Renata Augusta Beloni Digiovani, Rosângela Cristóvão Ferreira, Luciana Álvares Calvo, Meire Aparecida Judai, Ariovaldo de Souza Ribeiro, José Luiz Santos Parisi, Celi Cristina Calamita Quiroga e Olga Maria de Andrade Pereira Boscoli. Compareceram, pela Proext, o coordenador administrativo Fábio Luís Nogueira, o assessor de integração comunitária Darci Galbiati e a secretária da coordenadoria de ações extensivas de saúde Roberta Vieira Faquinha. Pela associação do comércio, o presidente Ricardo Anderson Ribeiro e a supervisora administrativa Maria Eugênia Leandro; pelo Suppera, o médio Ênio Perrone; pelo Carim, Elaine de Oliveira Almeida e Welida Gomes Farias.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem