CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto Saúde Visual do Escolar inicia 6º ano de atividades

Testes são aplicados para alunos da primeira de 24 escolas com atendimentos agendados no decorrer deste ano


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Projeto Saúde Visual do Escolar inicia 6º ano de atividades
Estudantes de Medicina aplicam os testes de acuidade
Foto: João Paulo Barbosa Projeto Saúde Visual do Escolar inicia 6º ano de atividades
Coordenadora Elenice orienta os estudantes sobre os testes
Foto: João Paulo Barbosa Projeto Saúde Visual do Escolar inicia 6º ano de atividades
Envolvidos nas atividades na Escola Estadual Doutor Marrey Júnior


Implantado em 2010, o Projeto Saúde Visual do Escolar entra no 6º ano com as atividades iniciadas na manhã desta terça-feira (10), na Escola Estadual Doutor Marrey Júnior. Mais de 50 alunos passaram por testes de acuidade, aplicados por estudantes da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp), da Unoeste. A escola do Parque São Judas Tadeu, na zona norte, foi a primeira das 24 com atendimentos agendados para o decorrer deste ano.

Além da universidade, por intermédio de articulação da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), o projeto de iniciativa do Lions Clube Cinquentenário tem a parceria da Santa Casa, pelo Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa. Membro do clube de serviço e presidente do banco, Irineu Sesti Filho, comenta que a cada ano tem reduzido o número de crianças com problemas de visão, por conta das ações coordenadas com as da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O primeiro atendimento à criança ocorre quando chega ao ensino fundamental, nas escolas de Rede Municipal da Educação (Seduc). O mesmo aluno que foi atendido no 1º ano, na escola do município, volta a ser atendido no 6º, na escola do estado. Quando ocorre algum problema detectado pelos testes de acuidade, há o encaminhamento para exames médicos, realizado no Banco de Olhos. Todos os serviços são gratuitos.

Quem se interessar, também recebe os óculos de graça. O Lions doa a lente e a SMS cede a armação, o que tem feito ao longo de 46 anos para os serviços que o clube de serviço presta neste segmento, incluindo nos últimos anos o Projeto Saúde Visual do Escolar. Para este ano, novas tabelas de Snellen, utilizadas nas aplicações dos testes, foram enviadas ao Lions Cinquentenário pelo Lions Clube Internacional.

Na escola Marrey, os estudantes de Medicina estiveram acompanhados da coordenadora das ações Elenice Morini Duarte e da professora Denise. Também estiveram presentes membros do Lions Cinquentenário, a equipe do Banco de Olhos, a coordenadora de ações extensivas de saúde da Proext, Rosilene Martins Viel, juntamente com o assessor de integração comunitária Darci Galbiati. O próximo atendimento será na terça-feira (17) da próxima semana, na Escola Estadual Francisco Pessoa, no conjunto habitacional Ana Jacinta, às 15h.

As demais escolas com atendimento neste primeiro semestre serão: Miguel Omar Barreto, 18 de março, às 14h; Professor Hugo Miele, 23 de março, às 14h; Professor  Joel Antônio de Lima Genésio, 25 de março, às 8h; Humberto Salvador, 31 de março, às 14h; Comendador Tannel Abbud, 27 de abril, às 14h; Monsenhor Sarrion, 29 de abril, às 14h; Professora Mirella Pesce Desidere, 5 de maio, às 14h; Professora Anna Antônio, 6 de maio, às 14h; Professor Arlindo Fantini,11 de maio, às 14h; Professor Placídio Braga  Nogueira, 12 de maio, às 8h;  e Vereador Pedro Tófano, 20 de maio, às 8h.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem