CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Prudente possui cerca de 6 mil portadores de doença renal

Alta incidência acompanha a estatística nacional e prevenção é vista como grande aliada para inibir avanço


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Prudente possui cerca de 6 mil portadores de doença renal
Dia Nacional do Rim: ação de saúde promove 1,2 mil atendimentos
Foto: João Paulo Barbosa Prudente possui cerca de 6 mil portadores de doença renal
Dr. Navarro: renal crônico tem alto risco para doenças cardiovasculares
Foto: João Paulo Barbosa Prudente possui cerca de 6 mil portadores de doença renal
Envolvidos na mobilização popular sobre cuidados com doença renal


Tem sido crescente os casos de portadores de doença renal, em consequência de ser também cada vez mais alto o contingente de hipertensos, diabéticos, obesos e idosos. Estima-se que em Presidente Prudente sejam pelo menos 6 mil doentes renais. A alta incidência acompanha a estatística nacional, conforme o médico nefrologista e docente no curso de Medicina da Unoeste, Gustavo Navarro, que atua no Hospital Regional (HR). Os dados foram apresentados durante mobilização popular sobre cuidados com a doença, neste Dia Nacional do Rim. Durante a manhã desta quinta-feira (12) foram prestados 1,2 mil atendimentos de saúde para moradores da zona leste que compareceram ao Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Professor Samoel Brondi, na confluência das avenidas Tancredo Neves e JK.

A estimativa considera que são 20 pessoas em acompanhamento para cada paciente que faz hemodiálise. Como são 120 no HR e 200 na Santa Casa, a multiplicação chega a 6,4 mil. Outro dado significativo sobre tratamento é de que 80% dos atendidos pelos serviços públicos de saúde passam pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e no Ambulatório Didático de Nefrologia, no HR. A hipertensão ocupa o primeiro lugar como causa para a doença renal, seguida pelo diabetes. A maioria dos casos de pacientes renais recebe tratamento para controlar, mas há possibilidade de cura, o que depende muito do diagnóstico, quanto mais cedo possível. Monitorar a doença exige determinação, conforme Ângela Maria Célia de Freitas.

A pensionista da previdência social tem passado os últimos 20 anos de sua vida sob autovigilância máxima em relação à alimentação e a ingestão de muito líquido, associados a medicamentos diuréticos. Numa cirurgia para extrair o útero, a bexiga acabou perfurada e foi mais de um ano para descobrir um rim seco, que precisou ser extraído. “Estou em pé por milagre de Deus. Já tive dois infartos”, contou dona Ângela que passou pelos serviços médicos ofertados pela parceria da Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico (Carim) e Unoeste, por intermédio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). Elogiou os serviços que incluíram exame de creatinina, para avaliar as funções dos rins.

Técnicos do Laboratório de Análises Clínicas da Unoeste fizeram a coleta de sangue das pessoas que passaram pelo teste de glicemia e aferição de pressão arterial, além de responderem ao questionário formulado para verificar outros fatores de risco. O caminhoneiro Sérgio Ramos, que se recupera de grave acidente automobilístico, esteve entre os encaminhados ao exame de creatinina e agora aguarda resposta do laboratório, ainda este mês. Elogiou os serviços, especialmente pela rapidez. “Se fosse no postinho [Unidade Básica de Saúde – UBS] teria que agendar para daqui a dois meses. Não precisei ir lá, já que vieram aqui, do lado de onde moro”, disse Ramos para elogiar os realizadores de ações de saúde para marcar o Dia Nacional do Rim.

Pela Unoeste estiveram envolvidos: a coordenadora de ações extensivas de saúde da Proext, Rosilene Martins Viel, juntamente com o assessor de integração comunitária Darci Galbiati; alunos dos cursos de Medicina, Farmácia e Estética e Cosmética, acompanhados pelas professoras Luciana Álvares Calvo e Rosângela Cristóvão Ferreira. A equipe do Carim envolveu a fundadora Sumaia Cristina Zahra Zakir, o presidente Walmy Geraldo de Almeida, a psicóloga Célia Harumi Tarumoto e as assistentes sociais Elaine de Oliveira Almeida e Welida Gomes Farias. Para Elaine foi a melhor ação de todos os anos, por conta da visibilidade proporcionada ao Carim ao se inserir, no ano passado, na Caravana da Saúde que a Associação Comercial e Empresarial realiza em parceria com a Unoeste.

As ações de anos anteriores ocorreram no centro da cidade, na praça 9 de Julho e no calçadão da rua Tenente Nicolau Maffei. Este ano, no espaço de uso múltiplo no Parque Alvorada o evento ganhou em quantidade, mas especialmente na qualidade do atendimento que permitiu melhor esclarecimento às pessoas que procuraram pelos serviços e que saíram em condições de agirem como agentes multiplicadores. Outros serviços foram higienização facial e massagem relaxante, orientações sobre primeiros socorros em casos de paradas cardiorrespiratórias, pelo Corpo de Bombeiros, e palestras com a fundadora do Carim. Para as pessoas que foram em jejum foi servido café da manhã, com frutas, bolachas, pão e café.

Em pronunciamento público, em nome do Carim, Farias agradeceu à Unoeste/Proext, Prefeitura, Câmara, Coordenadoria Municipal da Juventude, Hospital Regional, Rotary Clube Rosa dos Ventos, Corpo de Bombeiros, Associação Comercial e Empresarial e Lions Clube Cinquentenário. Criado em 1998, o Carim ampara portadores de insuficiência renal crônica e seus familiares, com os serviços de equipe multiprofissional, apoio alimentar a transporte dos pacientes que fazem hemodiálise. Sua sede está instalada na regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), na pista sul do Parque do Povo.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem