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Publicação científica está vinculada a projeto bem elaborado

Em aula magna do mestrado em Ciência Animal alunos ingressantes são orientados sobre produções científicas


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Foto: João Paulo Barbosa Publicação científica está vinculada a projeto bem elaborado
Aula magna para a nova turma do mestrado em Ciência Animal
Foto: João Paulo Barbosa Publicação científica está vinculada a projeto bem elaborado
Dr. Marques Júnior: aula sobre produção científica
Foto: João Paulo Barbosa Publicação científica está vinculada a projeto bem elaborado
Alunos e professores com o Dr. Marques Júnior


Na aula magna da nova turma do mestrado em Ciência Animal, inserido no Programa em Fisiopatologia e Saúde Animal vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, o pesquisador Antonio de Pinho Marques Júnior discorreu sobre projeto de pesquisa, dissertação e publicação científica. Mostrou como todas as etapas são entrelaçadas, para enfatizar que a obtenção de aceite para publicar artigo depende do projeto bem elaborado. Disse que o último parágrafo da introdução tem importância capital sobre o aceite, “por ser onde o relator vê se tem sentido”; pontuou, ao falar para alunos e professores na tarde desta quarta-feira (18), numa das salas do bloco B2, no campus II.

Para o Dr. Marques Júnior, professor na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na academia deve haver disposição de ouvir e analisar demoradamente, sem tomar posição. É preciso separar os significados de academia e de profissão, com o objetivo de entender que nos estudos não prevalecem posicionamentos possessivos que remetem às expressões: minha prática, meu discurso e minha convicção. “Se exercemos bem a habilidade acadêmica, exerceremos bem a atividade profissional”, afirmou no sentido de orientar os estudos voltados à produção de um projeto consistente e que responda a alguma necessidade da sociedade. 

Entre outros tipos de produção científica, o foco esteve voltado para dissertação e artigo, com a informação de que o conhecimento é permanente, mas a publicação tem prazo de validade. Periódicos e agências de fomento, para as quais são enviados relatórios, estabelecem prazos, de no máximo cinco anos. Ao expor sobre tipos e trâmite de publicação, apontou para o zelo na produção do texto, que deve passar por leitura crítica e assimilativa. “Ler com mente aberta é um grande desafio para assimilar, criticar e selecionar”, comentou e deixou a sugestão de que alunos e professores inseridos em trabalhos científicos devem buscar leituras fora dos conteúdos acadêmicos e profissionais.

Conforme Marques Júnior, quanto mais leitura fora da área de atividade, mais se aprofunda na própria área, por conta da porosidade. Sugeriu poemas, especialmente pela riqueza desse tipo de produção literária, citando a ontologia do sul-mato-grossense Manoel de Barros e a Sagarana do mineiro Guimarães Rosa. Ao apresentar o plano geral de um projeto, afirmou que a identificação do problema deve estar associada à inovação e não mais ao ineditismo, que por muitos anos foi uma exigência da produção científica. “Use sua cabeça e seus pés, não suas asas”, disse no sentido de orientar o aluno em suas produções, para que sejam simples, objetivos e realistas.

Ao apresentar o projeto como um pensamento lógico e organizado, mediante a adoção de critérios científicos pertinentes – sejam qualitativos ou quantitativos, pontuou as etapas de construção, quando reafirmou que a justificava deve aparecer muito clara no último parágrafo da justificativa. Apresentou a hipótese como ideia, o objetivo como caminho trilhado para chegar à hipótese, sendo que o objetivo só pode ser alcançado com a metodologia. Numa exposição didática, toda sua fala sobre projeto esteve associada à relação com agências de fomento à pesquisa e ao atendimento aos critérios das instituições de ensino superior, que mantêm programas de pós-graduação, em especial a stricto sensu.

O Dr. Marques Júnior é médico veterinário pela UFMG, onde também fez mestrado. Seu doutorado foi em Veterinary Biosciences, na Universidade de Illinois. É professor titular da federal em Minas, membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, relator ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Possui vínculo com o Colégio Brasileiro de Reprodução Animal. Suas pesquisas apresentam ênfase em fisiopatologia da reprodução animal. Sua estada de três dias em Presidente Prudente, a convite do Dr. Marcelo George Mungai Chacur, responde aos seguintes compromissos com a Unoeste: aula magna nesta quarta-feira (18), de banca examinadora de mestrado na quinta (19) e aula na pós-graduação lato sensu na sexta (20).

Na abertura da aula magna, a apresentação de Marques Júnior foi feita pela coordenadora do mestrado, Dra. Renata Navarro Cassul, e estiverem presentes os professores doutores Cecília Braga Laposy, Marcelo George Mungai Chacur, Luís Souza Lima Souza Reis, Rogério Giuffrida, Rosa Maria Barilli Nogueira, Silvia Maria Caldeira Franco Andrade, Vamilton Álvares Santarém e Francis Lopes Pacagnelli.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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