CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Trote do Bem dobra arrecadação de ração e atinge 2 toneladas

Número de associações protetoras de animais beneficiadas sobe para três em Presidente Prudente e Pirapozinho


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Trote do Bem dobra arrecadação de ração e atinge 2 toneladas
Solenidade de entrega da ração arrecada para três associações
Foto: João Paulo Barbosa Trote do Bem dobra arrecadação de ração e atinge 2 toneladas
Estudantes ajudam no carregamento para o transporte
Foto: João Paulo Barbosa Trote do Bem dobra arrecadação de ração e atinge 2 toneladas
Participantes e beneficiados pelo Trote do Bem da Medicina Veterinária

   
Pelo segundo ano consecutivo, o curso de Medicina Veterinária da Unoeste mobiliza calouros na arrecadação de ração para cães e gatos. O Trote do Bem deste ano, em relação ao ano passado, dobrou a arrecadação ao atingir 2 toneladas. Além da Pastoral dos Agentes Protetores de Animais, vinculada à Paróquia Nossa Senhora do Carmo, com sede na Vila Maristela de Presidente Prudente, mais duas entidades foram beneficiadas agora em 2015: Sociedade Protetora de Animais Abandonados (SPAA) e Associação Protetora de Cães e Gatos de Pirapozinho. Divididos em três lotes, os produtos foram entregues solenemente na manhã desta quinta-feira (26), em frente ao Hospital Veterinário, no campus II.

Para a diretora de Veterinária, a professora Gláucia Prada Kanashiro, o ato de doação do que foi arrecadado fez desta quinta-feira um dia especial para a graduação, que se sente enriquecida com a chegada de novos estudantes, futuros profissionais que já apresentam indícios de que poderão fazer diferença no mercado. Apontou os estudantes como jovens que confiaram na proposta do trote solidário e que acreditaram na possibilidade de poder ajudar a cuidar de animais antes abandonados, agora passando por cuidados por associações até que encontrem quem os adote. “No ano passado foi arrecadada 1 tonelada,  achamos muito. Este ano, quando chegou a 2 toneladas, nem acreditamos!”, disse.
 
Em 2014, o curso recebeu o Prêmio Unoeste Solidária, com o primeiro lugar na categoria atividade. O projeto foi cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste como “Trote Solidário da Medicina Veterinária: Doação de Ração”. A premiação conferida pela Proext ocorreu em outubro, durante o Encontro Anual de Extensão (Enaext), no último dia do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) da Unoeste. A professora Gláucia falou com orgulho do prêmio. Elogiou os estudantes e o trabalho do professor Haroldo Aberti, que, posteriormente, em sua fala, enalteceu o incentivo da Proext. Também esteve presente a professora Dra. Rosa Maria Barilli Nogueira, coordenadora acadêmica da Medicina Veterinária.

Vanessa Iliana Mendes Cintra contou que no momento, a pastoral, que antes tinha o nome de São Francisco de Assis, tem alimentação assegurada para os animais assistidos por pelo menos cinco meses. Atualmente são 52, sendo 45 cães e 7 gatos que recebem atendimento veterinário e todos os demais cuidados até que sejam adotados. Pela equipe da pastoral compareceram ainda Dulce Helena Birolli, Luciana Tinti Herbella, Sueli Silva, Érica Gonçalves, José Sérgio Costa Júnior, Luiz Felipe da Costa Zulin e Adriana Falco de Brito, que também leciona na Medicina Veterinária da Unoeste.
 
Cuidadora de animais abandonados há 30 anos e mais recentemente engajada à SPAA, Eliza Liedo dos Santos contou que estão com 25 gatos e cerca de 90 cachorros. Eliza e a fundadora, Wilma Pomin, comentaram que a doação veio num bom momento. Quanto à associação de Pirapozinho conhecida com SOS Animais, está com o maior número de animais desde sua fundação, em outubro de 2013: são 90, dos quais 72 cães e 18 gatos. Conforme Daniela Marques Bertasso, o alto índice de abandono tem deixado o abrigo lotado, onde o consumo mensal de ração tem chegado a 495 kg.
 
Durante a solenidade, Alberti citou as duas empresas que mais contribuíram com o trote: Enzy-Pet, de Tarabai, que doou 800 kg de ração em latinha; e a Matsuda, de Álvares Machado, que destinou 25 sacos da ração. Também falou das participações da Associação Atlética Acadêmica de Medicina Veterinária, presidida por João Marcos Bocchi “Tupã”, e o Centro Acadêmico José Giometi (Cagio), presidido por Rodrigo Ricci. Os estudantes contaram que o colega Rafael Takakura foi a responsável por conseguir 800 kg da Foster Premium, a ração produzida em Tarabai, que precisou de um caminhão da Unoeste para fazer o transporte.
 
Neste ano de 2015, o Trote do Bem em nível institucional – aberto a todos os cursos – arrecadou produtos de higiene. Foram 1.181 produtos distribuídos para dez entidades de Presidente Prudente, Pirapozinho e Santo Anastácio. A 19ª Gincana Esportiva, Cultural e Filantrópica da Unoeste, voltada aos calouros, arrecadou 31.846 litros de leite em caixinha distribuídos para 34 entidades da cidade e região e à Secretaria Municipal de Assistência Social de Presidente Prudente. No mais, vários cursos escolheram ações próprias, num grande mutirão do bem elogiado pela pró-reitora de Extensão da Unoeste, doutora Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima, que na solenidade de hoje da Medicina Veterinária esteve representada pela coordenadora de ações extensivas gerais da Proext, Cidinha Martines.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem