CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Debate mundial da produção agropecuária passa pela Unoeste

Agronomia está inserida na elaboração de parte do programa do congresso sobre sistemas de integração no campo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Debate mundial da produção agropecuária passa pela Unoeste
Tiritan, Daniel, Moro, Daniela e Pinotti: elaboração de parte da programação


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizará o Congresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e o 3º Simpósio Internacional sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária, de 12 a 17 de junho deste ano, em Brasília (DF). Eventos que levam em consideração, conforme os organizadores, um desafio sem precedentes: aumento da produção agropecuária em mais de 60% até 2050, para atender as necessidades alimentares diante do crescimento populacional, que poderá chegar a 9,6 bilhões. A organização dos eventos passa pela Unoeste, com a Agronomia envolvida na elaboração de parte da programação.

A universidade está oficialmente representada pelo pesquisador Edemar Moro, que leciona no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia – mestrado e doutorado, coordena o curso de pós-graduação lato sensu denominado Integração Lavoura, Pecuária Floresta (iLPF) e dá aulas no curso de graduação. Além de contribuir na programação, Moro fará palestra sobre disciplinas do ensino de integração na graduação e pós-graduação, numa das quatro sessões o tema “Ensino de iLPF em Universidades e Escolas Técnicas”. As sessões foram definidas nesta semana, numa reunião na Unoeste.

Além de Moro, participaram o coordenador da graduação e vice-coordenador do mestrado e doutorado em Agronomia, Dr. Carlos Sérgio Tiritan; o diretor da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Indaiatuba, na região de Campinas, Luiz Antonio Daniel; e os representantes das Fatecs de São José do Rio Preto, de Pompéia, na região de Marília, e de  Presidente Prudente,  respectivamente Elvio Brasil Pinotti, Daniela Comelis Bertolin e Devancir Souza Dias. “Nossa intenção é promover discussão sobre o que as escolas de ensino superior podem incrementar nessa área [de integração]”, disse Daniel.

A sessão que Moro conduzirá será no dia 14, mesmo dia da conferência de abertura sobre o cenário, mercado e perfil profissional da iLPF. As outras duas sessões serão no dia 16, com as seguintes abordagens: “Pesquisa iLPF: Programas de Pós-graduação e Linhas de Pesquisa” e “Extensão em iLPF: promoção de eventos e difusão”.  A visão dos organizadores dos eventos é de que os sistemas agrícolas consorciados – que combinam a produção integrada da lavoura, da pecuária e da floresta na mesma área e com uso eficiente de insumos – são fundamentais para a segurança alimentar no futuro.

Serviço – Mais informações no www.wcclf2015.com.br

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem