CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Dia do Evangélico é comemorado com serviços à comunidade

Comemoração oferta prevenção à saúde e evento se insere em ação para autoestima de moradores expeditenses


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Dia do Evangélico é comemorado com serviços à comunidade
Ação de Saúde na USB do município de Santo Expedito
Foto: João Paulo Barbosa Dia do Evangélico é comemorado com serviços à comunidade
Aferição de pressão arterial, feita por estudante de Medicina
Foto: João Paulo Barbosa Dia do Evangélico é comemorado com serviços à comunidade
Envolvidos na organização da manhã de Ação de Saúde


Instituído no fim do ano passado pela Câmara de Vereadores, o Dia do Evangélico – no último sábado de abril – é comemorado pela primeira vez em Santo Expedito (SP).  No sábado (25), a igreja Casa de Oração promoveu prevenção à saúde e show gospel à noite, ambos com apoio da prefeitura. A manhã da Ação de Saúde ofertou atendimentos gratuitos à população, prestados por estudantes e professores de oito cursos da Unoeste, com a logística proporcionada pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). Ambos os acontecimentos estiveram inseridos na proposta de promoção da autoestima dos moradores do município de 2,8 mil habitantes, entre os quais ocorre alto índice de depressão, conforme o pastor Bianchi Filho.

Não há um número oficial de pessoas que já passaram ou ainda sofrem com a depressão, mas as constatações são feitas no dia a dia nos serviços de saúde e nas igrejas. Sendo assim, a Casa de Oração se une ao Conselho Municipal de Assistência Social para tentar reduzir os índices. “Têm sido registrados, em média, dois casos de suicídio por ano, Também existem os casos de tentativas. Os motivos são desconhecidos cientificamente, mas a gente sabe que boa parte da população trabalha duro na lavoura da cana e que são poucas as oportunidades para construir perspectivas melhores”, disse o pastor formado em teologia pelo Seminário Presbiteriano Renovado de Cianorte (PR).

Há pouco mais de um ano respondendo pela igreja em Santo Expedito, vinculado à Casa de Oração de Presidente Prudente, Bianchi Filho contou que são cinco igrejas evangélicas na cidade e que o Dia do Evangélico surgiu de propositura do vereador Sordelino Dias Filho (PV), com aprovação da Câmara Municipal e sanção do prefeito Ivandecí José Cabral (PMDB). Comentou que existe uma conjunção de esforços para oferecer melhor qualidade de vida à população, na qual os cristãos estão inseridos. “Além do prefeito, a primeira dama dona Regina, que é médica e responde pelo posto de saúde, tem desenvolvido um trabalho elogiável”, contou o pastor, que preside o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Há 20 anos na cidade, desde as reuniões nas casas de fiéis, a Casa de Oração possui em seu templo – construído há 16 anos – um salão de uso múltiplo. Espaço onde pretende ampliar as atividades envolvendo crianças, adolescentes e jovens, evangélicos ou não, oferecendo esporte, lazer e recreação. Outras ações de envolvimento público em geral estão sendo articuladas, incluindo corrida de rua. “Nós temos sonhos e para concretizá-los precisamos de ajuda, como essa que nos proporciona a Unoeste. A Ação de Saúde não se restringe aos serviços prestados, pois vemos nela a oportunidade, especialmente para os jovens, de sentir que a universidade oferece formação profissional e possibilidade de melhorar de vida”, pontuou. 

De acordo com o pastor, durante os dias de divulgação da Ação de Saúde e do show de Davy Maia e banda, as pessoas deram grande importância à presença da Unoeste com os cursos de Biomedicina, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Radiologia. Os estudantes, orientados e acompanhados por professores, além de prestarem serviços, como testes de glicemia e aferição de pressão arterial, ofereceram orientações de cuidados com a saúde. “Está sendo maravilhoso”, afirmou o pastor sobre os serviços e o envolvimento de populares. “Perder uma oportunidade dessa, meu Deus do céu, eu não poderia. Tenho convênio médico, mas não poderia perder”, disse a senhora Creuza Pinheiro da Silva, em tom de agradecimento.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Eulina Ramos Passos, que abriga a Estratégia de Saúde da Família (ESF), são prestados em média 500 atendimentos por semana. “A demanda é grande, embora sejam quase sempre os mesmos”, contou a coordenadora municipal de saúde Gláucia de Andrade Gonçalves Ferario, formada em Nutrição pela Unoeste, na turma de 2010. “Quando aluna, participei de atividades de extensão e já sabia o quanto era importante. Hoje, vendo de outro lado, acho que é ainda mais importante do que eu pensava”, comentou em referência às pessoas se sentiram mais valorizadas.

Pela Proext estiveram presentes os assessores de integração comunitária Luciana Oliveira Lorençon e Darci Galbiati. Acompanharam, orientaram os estudantes e também prestaram atendimentos os professores José Luiz Parizi, Luciane de Souza Romero, Juliane Avancini Marsicano, Rosângela Cristóvão Ferreira e Luciana Álvares Calvo. A equipe da Unoeste foi transportada em ônibus cedido pela prefeitura. Além de salas da UBS, os serviços foram prestados também no espaço em frente, onde foram instaladas barracas. A comemoração do Dia do Evangélico fez parte do calendário de atividades oficiais do aniversário de 57 anos do município, transcorrido no dia 19 deste mês.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem