CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudantes de Direito conhecem sede da Polícia Federal

Atividade integra disciplina de Estágio de Prática Jurídica desta graduação na Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Estudantes de Direito conhecem sede da Polícia Federal
Chefe de comunicação social e agente da PF, Celso Ailton Lima Campos, falou sobre o trabalho do órgão federal
Foto: Mariana Tavares Estudantes de Direito conhecem sede da Polícia Federal
Turma do 6º termo do curso de Direito


Conhecer os diversos campos de atuação durante a graduação é essencial para que o acadêmico possa focar na área que deseja seguir. Em uma das atividades da disciplina de Estágio de Prática Jurídica I, do curso de Direito da Unoeste, alunos do 6º termo conheceram melhor a atuação da Polícia Federal (PF), na própria sede do órgão em Presidente Prudente. A visita deste semestre ocorreu no início desta semana.

“É aqui que os alunos têm uma noção maior até da atuação das outras polícias. Além disso, eles podem tirar dúvidas que os ajudarão nas demais disciplinas”, comenta a professora responsável Márcia Lucchino. A turma foi recepcionada pelo chefe de comunicação social, bacharel em Direito e agente da PF, Celso Ailton Lima Campos, que apresentou, de forma geral, o trabalho do órgão.

Dois vídeos foram apresentados para os estudantes: o primeiro sobre as diversas frentes do departamento, como o combate ao narcotráfico e contrabando, funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteira, além de combate à corrupção; e o segundo vídeo mostrou a atuação do órgão no Estado de São Paulo durante a Copa do Mundo, em que Campos também integrou esta grande operação. “Não tivemos nenhuma ocorrência e nosso trabalho foi muito elogiado pelos países que por aqui passaram”.

O agente também apresentou um histórico do órgão, criado por D. João VI, em 1808, e que teve na sua origem a Intendência-Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil. Com o decreto-lei nº 9.353, em 1946, houve ampliação das atribuições do até então denominado Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP), nome que só foi alterado para o atual com a Constituição Federal (CF) de 1967.

“Já em 1960, o órgão foi estruturado e passou a não ser mais a polícia de governo, mas sim polícia de Estado. Isso porque a atribuição do órgão é o que está na CF, pois se trata de um órgão permanente regulado constitucionalmente. Por isso, o governo não influência sobre a atuação da Polícia Federal”, reforçou Campos. Por fim, ele respondeu diversas perguntas dos estudantes. “É sempre interessante recebermos visitas assim, pois colaboramos com informações. Além disso, a Polícia Federal quer cada vez mais atuar com profissionais especializados, então, esses alunos poderão integrar nossa equipe futuramente”, finalizou.

Após a palestra, os acadêmicos conheceram alguns setores da sede prudentina, um prédio moderno, inaugurado em 2012, localizado na avenida Luis Cezário, no jardim Colina. Para o acadêmico Thiago Lima, 21, essa atividade foi bastante motivadora. “Conhecia superficialmente o trabalho do órgão, mas ver de perto foi bem interessante. Deu até vontade de estudar para concurso nessa área”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem