CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

“Eu Sou 12 por 8” vai verificar pressão alta na população

Prestação gratuita de serviços em saúde ocorre de 28 a 30 de abril nos campi I e II e no Hospital Regional


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo/Unoeste “Eu Sou 12 por 8” vai verificar pressão alta na população
Ações refletem parceria da Unoeste com HR e Sociedade de Cardiologia de SP


Para saber se sua saúde está rigorosamente em dia e se o coração está batendo como deve, participe da campanha Eu Sou 12 por 8, tradicionalmente realizada pela Unoeste em parceria com o Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente e a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). A população interessada em receber os serviços gratuitos de saúde passará por diversos atendimentos de qualidade de 28 a 30 de abril nos campi I e II e no HR e, caso haja necessidade, terá encaminhamento para locais especializados.

Acompanhados e supervisionados por professores, estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Nutrição da Unoeste vão passar informações relevantes, aplicar questionário e fazer aferição de pressão arterial, e, para verificar se os pacientes estão com peso adequado, medirão circunferência abdominal e determinarão Índice de Massa Corporal (IMC). No dia 28 de abril, basta comparecer das 9h às 17h no campus I da Unoeste, em frente ao Teatro César Cava, ou próximo à entrada do ambulatório do HR. Já no dia 29, no mesmo horário, a comunidade é recebida na praça 9 de Julho, no centro de Prudente; por fim, no dia 30, será das 9h às 12h, no campus II da Unoeste, nas proximidades da fonte do bloco B3.

“Sabemos que a hipertensão arterial é a causa da maioria das doenças cardiovasculares, ou seja, de toda doença que afeta o coração e o sistema circulatório. A pessoa tendo uma pressão arterial controlada [daí o nome Eu Sou 12 por 8], evita complicações”, diz Margaret Assad Cavalcante, cardiologista e professora da Faculdade de Medicina (Famepp) da Unoeste. Como forma de prevenção, é fundamental aferir a pressão constantemente, até porque a hipertensão arterial muitas vezes não é manifestada com sintomas, “por isso a Sociedade Brasileira de Cardiologia, juntamente com a Socesp, a Unoeste e o HR, abraçam essa campanha”. Detectada a hipertensão, as pessoas são orientadas e encaminhadas para tratamento, visando minimizar as complicações da doença.

Jornada acadêmica – A professora Margaret aproveita para anunciar que nos dias 5, 6 e 7 de maio haverá a 11ª Semana do Coração, tendo como palestrantes convidados tanto profissionais de Prudente (incluindo docentes da Unoeste) quanto de fora, um deles médico formado na Unoeste. O público-alvo do evento científico é formado por alunos de Medicina, residentes, cardiologistas e demais interessados em estudos relacionados ao coração.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem