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Mestrado em Educação trabalha para elevar o conceito Capes

Coordenação e corpo docente trocam experiências com consultor vinculado ao programa de pós da PUC Campinas


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Foto: João Paulo Barbosa Mestrado em Educação trabalha para elevar o conceito Capes
Encontro de apresentação do Dr. Mendonça, antes da reunião de trabalho
Foto: João Paulo Barbosa Mestrado em Educação trabalha para elevar o conceito Capes
Dr. Mendonça: repensar a proposta pedagógica como ponto de partida
Foto: João Paulo Barbosa Mestrado em Educação trabalha para elevar o conceito Capes
Corpo docente do mestrado em Educação e o Dr. Mendonça


Coordenadores e professores do Programa de Mestrado em Educação, ofertado junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, estão empenhados em elevar de 3 para 4 o conceito Capes, emitido pela avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, órgão do Ministério da Educação (MEC), que gerencia a pós-graduação stricto sensu no país. Dentre as medidas adotadas está a consultoria prestada pelo Dr. Samuel Mendonça, coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da PUC Campinas.

Mendonça tem o conhecimento prático de elevação de conceito, adquirido ao assumir a coordenação do programa em 2010 e conseguir, num trabalho de equipe, elevar justamente de 3 para 4. Esse foi um fator que motivou o convite para prestar consultoria, com o primeiro encontro realizado nesta semana. Em longa reunião de trabalho, durante à tarde e à noite, foram avaliadas fichas de avaliação dos três últimos triênios, estabelecendo comparativos entre os dados da Unoeste e da PUC. Num encontro dialogado, foram trabalhadas questões específicas.

Para o consultor, as ações devem convergir para a consolidação da identidade já existente, fortalecendo o grupo de professores pesquisadores. Inicialmente, entende ser preciso repensar a proposta pedagógica que irá nortear as demais ações. “Juntos, estamos compartilhando experiências para tentar construir algumas ações para que eles coloquem em prática”, disse o filósofo com doutorado em educação que, entre outras atribuições, é consultor do Comitê Assessor Especial da Coordenação Geral de Cooperação Internacional da Capes, assessor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e presidente da Associação Latino-americana de Filosofia da Educação.

Participaram da reunião a coordenadora Camélia Santina Murgo Mansão, a vice-coordenadora Raimunda Abou Gebran e os professores José Camilo dos Santos Filho, Maria de Fátima Salum Moreira, Maria de Lourdes Zizi Trevizan Perez, Adriano Rodrigues Ruiz, Érika Porceli Alaniz, Vagner Matias do Prado, Raquel Rosan Christino Gitahy, Adriana Aparecida de Lima Terçariol e Helena Faria de Barros; e o pós-doutorando junto ao mestrado em Educação da Unoeste, Marcos Vinicius Francisco.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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