CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mutirão do Lixo Eletrônico de Prudente será em 13 de junho

Somando edições anteriores, evento da Unoeste e da prefeitura contabiliza 400 toneladas recolhidas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Mutirão do Lixo Eletrônico de Prudente será em 13 de junho
Representantes da Prefeitura de Presidente Prudente e da Unoeste estiveram reunidos nesta quarta (1)
Foto: Matheus Teixeira Mutirão do Lixo Eletrônico de Prudente será em 13 de junho
Cartazes de divulgação e papa-pilhas da edição de 2015 estão prontos


Já pode separar o que você tem em casa, porque a comissão organizadora do 8º Mutirão do Lixo Eletrônico confirma a data do evento: 13 de junho, fazendo uma referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho. Tudo começou em 2009, quando houve duas edições, e de lá para cá foram coletadas mais de 400 toneladas do chamado e-lixo; neste ano, ao término, serão levados à empresa Vertas, de Mauá (SP), que descaracteriza o que é recebido, separa os componentes e dá destino correto aos objetos, com o propósito de não agredir o meio ambiente. Por o evento ser uma parceria da Unoeste com a Prefeitura de Presidente Prudente, representantes dessas organizações reuniram-se nesta quarta-feira (1) para acertar detalhes da empreitada.

Houve apresentação da identidade visual da edição de 2015, planejamento de como se dará o desenvolvimento da ação, principalmente sobre logística e investimentos necessários, bem como estratégias de divulgação do mutirão em locais como escolas, mídia, shopping da cidade e durante a Semana de Computação e Informática da Faculdade de Informática/Fipp (Infoeste), a ser realizada de 18 a 22 de maio na Unoeste. Quem desde já quer juntar o lixo para levar no dia 13 de junho, saiba que é considerado lixo eletrônico: aparelhos eletroeletrônicos como TVs, peças de computador, celulares, pilhas e baterias. Cabe salientar que nesta campanha não há recolhimento de lâmpadas de qualquer espécie.

Para a ação, a expectativa é que colaborem entre 200 e 300 voluntários, contando estudantes dos seis cursos de graduação da Fipp, professores e funcionários, capacitados para atuar em dois locais: no Parque do Povo, das 8h às 16h, e no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, das 9h às 13h.  “Trata-se de um evento tradicional, com vários objetivos, evidentemente para o fortalecimento do compromisso social da universidade, mas principalmente no incentivo à sociedade no sentido do envolvimento com a educação ambiental”, frisa Moacir Del Trejo, coordenador da Fipp – faculdade que encabeça o mutirão. O público participante trocará o lixo eletrônico por cupons e concorrerá a dez bicicletas, um videogame, um notebook e um tablet.

O encontro entre os parceiros foi no bloco H do campus I da Unoeste. A pró-reitora de Extensão e Ação Comunitária da universidade, Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima, aponta que o mutirão vai além de receber lixo eletrônico, pois consegue demonstrar a responsabilidade socioambiental que a universidade exerce e cumprir sua missão. “O evento enfatiza este tema tão importante, que é cuidar do meio ambiente, despertando essa educação principalmente nas crianças, que separam o lixo eletrônico, ficam encantadas em participar e convidam os pais para colaborar”.

Doações acima de 100 kg – Como o objetivo do evento sempre foi mobilizar a população individualmente, empresas ou particulares que têm a intenção de doar grandes volumes, ou seja, mais do que 100 kg de lixo eletrônico, precisam procurar a organização do mutirão antecipadamente, pois no dia 13 de junho não haverá recolhimento desse e-lixo especificamente. Para entrar em contato com a equipe do Mutirão do Lixo Eletrônico, acesse o site oficial.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem