CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisador lamenta falta de política ambiental consistente

Paulo Saldiva defende a ideia da criação da sociedade protetora do ser humano para cuidar de qualidade de vida e saúde


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Pesquisador lamenta falta de política ambiental consistente
Saldiva: interferência do meio ambiente na qualidade de vida
Foto: João Paulo Barbosa Pesquisador lamenta falta de política ambiental consistente
Saldiva, Akira, Maia e Cidinha na abertura do simpósio
Foto: João Paulo Barbosa Pesquisador lamenta falta de política ambiental consistente
Simpósio realizado durante três dias na Unoeste


Atuando numa linha de investigação científica que contempla estudos de algumas doenças humanas, notadamente as respiratórias e cardiovasculares, o médico patologista, professor vinculado à USP em São Paulo e pesquisador brasileiro Paulo Saldiva, ao proferir a conferência de abertura do 3º Simpósio de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Unoeste, lamentou a falta de política ambiental consistente no país, que vise a preservação da qualidade de vida e a saúde das pessoas. Em sua fala inicial propôs a criação da sociedade protetora do ser humano, numa referência à enorme dimensão dos problemas de saúde causados por questões ambientais.

Numa construção retórica marcada pela lógica de causas e efeitos, o conferencista mostrou como o meio ambiente interfere na qualidade de vida, num país em que 86% da população vive em centros urbanos. O professor da Faculdade de Medicina da USP falou de desafios e oportunidades, estimulando pesquisadores da área ambiental e de saúde a se aprofundarem nos estudos em busca de soluções para problemas como os causados por poluição atmosférica e afins. A abertura do simpósio ocorreu na noite desta quarta-feira (22), no auditório Cerejeiras, no bloco 1 do campus II, onde está instalado o Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unoeste.

Na mesa do cerimonial de abertura estiveram: o conferencista Dr. Paulo Saldiva; o promotor público estadual e membro da comissão de organização do Fórum Nacional do Meio Ambiente, Dr. Marcos Akira; o coordenador do Programa de Mestrado e Meio Ambiente, na condição de representante da comissão organizadora do simpósio, Dr. Gustavo Maia Souza; e a coordenadora de ações extensivas gerais da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), Cidinha Martines, representando a pró-reitora Angelita Ibanhes de Oliveira Lima. O cerimonial foi conduzido pelo assessor de relações interinstitucionais da Unoeste, Dr. Antonio Fluminhan Júnior.

Akira aproveitou sua fala no simpósio para divulgar o 2º Fórum Nacional do Meio Ambiente, que abriga o 8º Fórum de Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema, que serão realizados dias 28 e 29 de agosto deste ano em Presidente Prudente, no Centro Cultural Matarazzo. Na condição de ter exercido a função de promotor público do meio ambiente por cinco anos, Akira enalteceu a Unoeste pela criação do mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e disse que o pesquisador formado por esse programa poderá contribuir enormemente com o “calcanhar de Aquiles” das questões regionais que são as perícias.

Para esta quinta-feira (23) estão programadas duas mesas redondas no auditório Cerejeiras. Durante a manhã o debate sobre serviços ambientais e recursos hídricos envolve Vera Maria Costa Nascimento, da Agência Nacional das Águas (Ana); e o pesquisador sobre o lixo urbano Maurício Waldman, com a mediação da Dra. Alba Regina Azevedo Arana. Na mesa da tarde, instalada às 14h, foram convidados para o debate o prefeito de Narandiba, Enio Magro e o pesquisador da Unesp em Rio Claro, Thiago Salomão Azevedo, com a mediação da Dra. Edilene Takenaka.

Para a sexta-feira (24), de manhã e à tarde, com atividades no mesmo auditório, estão programadas apresentações orais dos projetos desenvolvidos por alunos do mestrado. A exposição de painéis ocorre na Torre de Cristal, ao lado do bloco B1, quinta e sexta-feira em dois eixos: 1- avaliação e análise de impacto ambiental; e 2- planejamento ambiental e desenvolvimento regional. O simpósio é organizado pelo programa de mestrado, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, com a realização do Núcleo de Estudos Ambientais e Geoprocessamento (Neageo) da Unoeste e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) – regional de Presidente Prudente, coordenado por Maria Aparecida Rodrigues.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem