CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Programa municipal tem prevenção como grande aliada à saúde

Caravana é recebida como contribuição de significativa importância, pelos atendimentos e efeito multiplicador


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Programa municipal tem prevenção como grande aliada à saúde
Caravana da Saúde realizada em Osvaldo Cruz
Foto: João Paulo Barbosa Programa municipal tem prevenção como grande aliada à saúde
Atendimento prestado pelo curso de Fisioterapia
Foto: João Paulo Barbosa Programa municipal tem prevenção como grande aliada à saúde
Envolvidos na realização da Caravana da Saúde


Em Osvaldo Cruz – na Nova Alta Paulista – os serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) são tratados como prioridade, conforme o prefeito Edmar Mazucato (PSDB), que defende a prevenção como grande aliada, ao receber a Caravana da Saúde. O projeto da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente, juntamente com a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste, ofereceu atendimentos preventivos durante a manhã de sábado (18) num dos três ginásios do Conjunto Poliesportivo Jubileu de Ouro. A realização teve a parceria da associação congênere osvaldocruzense, conhecida pela sigla Aceoc. “Receber a caravana é muito significativo para nós, tanto na questão do atendimento quanto no efeito multiplicador. A pessoa atendida repassa para outras pessoas o que ocorreu, especialmente sobre as orientações dadas por uma equipe de alto nível, formada por estudantes da área de saúde e profissionais que são professores da Unoeste”, afirmou o prefeito.

Na condição de prefeito, Mazucato disse saber o quanto é importante a ação da caravana, por ajudar diretamente os que compareceram e indiretamente tantas outras pessoas que não puderam ir. Sua intenção é receber outras vezes o projeto, levando para um bairro mais afastado, para atender maior número de pessoas. A escolha sobre o poliesportivo recaiu na preocupação de melhor acomodar a todos, especialmente estudantes e professores. Para evidenciar a importância das ações de prevenção prestadas no sábado, o prefeito comentou que a população de Osvaldo Cruz utiliza em grande escala os serviços de saúde. “Somente na farmácia municipal são retirados, gratuitamente, mais de 500 remédios por dia”, exemplificou. Além da Unidade Básica de Saúde (UBS) central, onde funciona a farmácia, são seis Estratégias de Saúde da Família (ESF), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Centro de Pediatria, Centro de Vacinação e Ambulatório de Saúde Mental.

A estrutura física está sendo ampliada com as construções de mais duas ESFs e Centro de Saúde Mental. Em breve terão início as obras do Banco de Leite Regional. No mais, o município é o gestor pleno da Santa Casa; mantém casas de apoio para moradores de Osvaldo Cruz, que buscam atendimentos médicos em Marília e Jaú; na frota municipal são 12 ambulâncias e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel. Diante desse quadro é que o prefeito se sente em plenas condições de avaliar a importância da caravana, para elogiar a Unoeste e as duas associações comerciais e empresariais envolvidas. Para a secretária municipal de saúde, Ivete Alves Conca, a caravana representa grande contribuição na prevenção em saúde pública. “Fazemos isso, em menor proporção, uma vez por mês nos bairros, com o projeto Domingo Feliz. Mas com o pessoal da Unoeste é sempre algo grandioso, como foi quando recebemos em outras ocasiões o Interação, juntamente com o Sesi e a TV Fronteira”, comentou a secretária.

O presidente da Aceoc, José Aparecido Bonilha, acompanhado do gerente administrativo João Lino, disse que a entidade tem se envolvido nos eventos de responsabilidade social e recebeu a caravana como algo especial, por proporcionar à comunidade local testes e exames preventivos na área de saúde, gratuitamente. Além da Unoeste e das duas associações, estiveram envolvidos a Escola Técnica (Etec) de Osvaldo Cruz; Serviço de Urologia de Presidente Prudente e Região (Suppera); Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico (Carim) e Escola de Cabeleireiro Impacto. Os atendimentos por estudantes e professores foram prestados pelos seguintes cursos: Farmácia, Física, Química, Letras, Enfermagem, Fonoaudiologia, Estética e Cosmética, Medicina, Biomedicina, Radiologia, Odontologia, Educação Física, Nutrição e Fisioterapia. Compareceram pela Proext a coordenadora de ações extensivas de saúde Rosilene Martins Viel, o assessor de integração comunitária Darci Galbiati e a secretária Roberta Vieira Faquinha.

Estiveram presentes os seguintes professores: Deize Denise Ponciano, Rosângela Cristóvão Ferreira, Renata Augusta Beloni Digiovani, Luciane de Souza Romero, Luciana Alvares Calvo, Celi Cristina Calamita Quiroga, Meire Aparecida Judai, Mário Fioravante de Oliveira Colnago, José Luiz Santos Parizi, Ariovaldo de Souza Ribeiro e Juliane Avansini Marsicano. Pela associação comercial e empresarial de Prudente, o presidente Ricardo Anderson Ribeiro, a superintendente Maria Eugênia Crivellaro Leandro e equipe. Pela Suppera esteve presente o médico Ênio Perrone e pelo Carim, a psicológica Célia Harumi Tarumoto e a assistente social Elaine de Oliveira Almeida.

Milton Araújo Pereira, de 71 anos – caminhoneiro aposentado que durante 53 anos viajou pelo Brasil inteiro, elogiou os serviços da caravana, após fazer o teste de diabetes e aferir a pressão arterial. Funcionária há 21 anos do banco de sangue do Hospital Sírio Libanês, em  São Paulo, Cleuza Maria Marcolino passa as férias em Osvaldo Cruz, para onde viaja uma vez por mês, para ajudar a cuidar de sua mãe que mora com seu irmão, dona Ilda Marcolino da Silva, de 88 anos. “A gente que trabalha com saúde sabe o quanto é importante a prevenção. Embora minha mãe seja atendida regularmente no posto de saúde, viemos aqui para aproveitar a oportunidade. Fomos atendidas muito bem. Não teve fila e foi tudo ótimo”, disse Cleuza.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem