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Projeto contribui com a logística ambiental da universidade

Trabalhadores do serviço de limpeza recebem orientação para destinação de papel à Central de Resíduos


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Foto: João Paulo Barbosa Projeto contribui com a logística ambiental da universidade
Recolhimento de papel pelos autores do estudo e trabalhador da limpeza
Foto: João Paulo Barbosa Projeto contribui com a logística ambiental da universidade
Graton, Kanashiro e Leila na orientação para educação ambiental
Foto: João Paulo Barbosa Projeto contribui com a logística ambiental da universidade
Leila, Graton e Kanashiro junto às caixas para coleta de papel

 
Na produção do trabalho de conclusão de curso (TCC) de Engenharia Ambiental, alunos promovem a junção de ensino, pesquisa e extensão para contribuir com a logística ambiental da Unoeste. A parte prática do estudo consta de projeto cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), na qual toda uma logística foi criada e instalada para dar destinação de papel à Central de Resíduos, no campus II. O passo inicial de aplicação da atividade ocorreu com orientação aos trabalhadores do serviço de limpeza, numa dinâmica de educação ambiental.

TCC que envolve o tripé do ensino superior – ensino, pesquisa e extensão – é produzido por Guilherme Tosta Graton e Wellington Rodrigo Kanashiro, orientados pela professora Leila Maria Couto Esturaro Bizarro, que em meados de 2014 concluiu pesquisa científica sobre a logística ambiental da universidade. Em sua dissertação, levada à defesa pública e aprovada junto ao Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Unoeste, promoveu a identificação das políticas ambientais da instituição.
 
Naquela ocasião foi possível detectar a existência de destinação adequada dos papéis com informações restritas, de interesse administrativo e acadêmico; levados à Central de Resíduos e descaracterizados pela máquina picotadeira. Então, surgiu a ideia de coletar todo material possível e dar o mesmo destino. Porém, para pôr o pensamento em prática, contemplando o caráter do estudo de iniciação científica, algumas medidas foram tomadas visando a perenidade da iniciativa, a partir do procedimento de educação ambiental.

Além da orientação dada aos funcionários, os autores do estudo incluíram no projeto de extensão “Resíduos de papel: uma proposta de gerenciamento em campus universitário” o bloco B3 do campus II, onde identificaram os pontos de geração de papel, incluindo centrais de cópias xerográficas, secretarias e coordenações, entre outros. Locais identificados com cartazes, para os quais foram disponibilizados recipientes para coleta de papel. Após o diagnóstico e a instalação da logística, agora os autores do estudo estão empenhados, durante seis semanas, em quantificar o papel recolhido.

Saber o quanto de papel é destinado ao lixo representa um dado que poderá ser significativo ao duplo apelo: o de reduzir o uso e o de destinar para reciclagem. Na primeira semana foram coletados sete sacos de 100 litros, que estão separados para a pesagem ao final de 42 dias. Mesmo antes da finalização do estudo, já se decidiu que nas conclusões será formulada a proposta que a logística de coleta de papel seja ampliada para outros dois blocos do campus II, o B1 (Educação a Distância) e o B2 (Pós-graduação).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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