CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Arquitetos de todo o Brasil se apresentam na Unoeste

Profissionais contam as experiências vivenciadas em escritórios de diferentes estados


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Arquitetos de todo o Brasil se apresentam na Unoeste
Abertura foi conduzida por Martin Benavidez e Gleuson Pinheiro do MMBB Arquitetos de São Paulo (SP)
Foto: Gabriela Oliveira Arquitetos de todo o Brasil se apresentam na Unoeste
Palestras acontecem no auditório Azaleia, campus II
Foto: Gabriela Oliveira Arquitetos de todo o Brasil se apresentam na Unoeste
Trabalhos produzidos em Oficina de Aquarela estão expostos no hall de entrada do bloco B3


O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste promove, até sexta-feira (15), a 3ª Jornada Acadêmica da graduação. Com o tema “Novas Diretrizes Projetuais no Cenário Contemporâneo”, o evento traz ao ambiente universitário, grandes escritórios que se destacam no cenário da arquitetura contemporânea nacional.

A abertura do evento ocorreu na tarde de ontem (13) e contou com a presença dos arquitetos Gleuson Pinheiro e Martin Benavidez, do escritório MMBB Arquitetos, de São Paulo (SP). “Foi fundado em 1991, pelos arquitetos Fernando de Mello Granco, Marta Moreira e Milton Braga. Vale dizer que uma das características desse local é a postura crítica e reflexiva em relação à pesquisa e desenvolvimento de projetos das estruturas urbanas”, conta Pinheiro.

Para Benavidez, a participação na jornada permitiu um diálogo mais estreito com o ambiente universitário. “Apresentamos aos participantes oito trabalhos que têm um valor acadêmico e podem ser compreendidos por todos os estudantes, independentemente do termo em que estão”, diz.

Ele comenta que das iniciativas apresentadas, existe uma que, do seu ponto de vista, é especialmente interessante. “Desenvolvido pelo MMBB desde 2009, o Projeto de Urbanização do Córrego do Antonico de Paraisópolis é capaz de articular duas grandes questões: o direito à moradia de uma população que se encontra em uma das maiores favelas da capital paulista e a infraestrutura como um assunto estratégico, que considera o desenho da cidade”.

O arquiteto salienta que essa ação propõe o tratamento urbanístico e paisagístico dessa comunidade, bem como propõe os cuidados que devem ser tomados com o córrego que atravessa toda a favela, cuja nascente é no bairro do Morumbi (SP). “É muito interessante falar sobre esse trabalho que envolve agentes sociais distintos, como o poder público, movimento dos moradores e profissionais como arquitetos e engenheiros”, comenta. Ele revela que, atualmente, o projeto está em fase prévia de execução, aguardando a liberação da prefeitura para a sua continuidade.

Sobre a vinda do MMBB Arquitetos à Unoeste, Benavidez declara que é um grande privilégio estar na universidade. “É um prazer apresentar o trabalho do escritório, pois, dessa forma, podemos discutir com esses alunos questões que vão além da arquitetura”.

ProgramaçãoNesta edição, as atividades da jornada foram planejadas pelo Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo (Cacau). “A nossa intenção foi trazer escritórios de arquitetura contemporânea, que apesar de novos no mercado já se destacam. Durante três dias, os acadêmicos terão a oportunidade de visualizar o trabalho de profissionais de diversas estados, como Brasília, Rio Grande do Sul e Minas Gerais”, conta o integrante da organização, Henrique Luiz de Oliveira. O aluno pontua que no hall de entrada do bloco B3 do campus II, ocorre a exposição dos trabalhos produzidos pela Oficina de Aquarela, promovida neste semestre pela graduação.

Marcela do Carmo Vieira, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste, destaca que o número de inscritos para a jornada atendeu as expectativas. “Além dos nossos acadêmicos, recebemos como convidados estudantes de arquitetura da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Presidente Prudente”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem