CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Educação a distância capacita para disciplina semipresencial

Também elabora web-aulas de acordo com os conteúdos disponibilizados por professores que atuam como tutores


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Educação a distância capacita para disciplina semipresencial
Oferta de disciplina semipresencial tem a parceria do Nead


Nos últimos dois anos vêm sendo implantadas – gradativamente – aulas semipresenciais nos cursos de graduação ofertados pela Unoeste. Medida que decorre de portaria do Ministério da Educação (MEC), sobre aulas a distância para até 20% da carga horária total de cada curso. Neste ano de 2015, foram intensificadas a capacitação de professores que atuam como tutores e a elaboração de web-aulas. São atividades confiadas ao Núcleo de Educação a Distância (Nead) pela Pró-reitoria Acadêmica (Proacad).

A coordenadora pedagógica do Nead, Dayene Miralha de Carvalho Sano, comenta que por determinação da Proacad os cursos modificaram suas matrizes curriculares, passando a oferecer pelo menos uma disciplina semipresencial. Então, a capacitação passou a ser semestral. Foi iniciada no segundo semestre do ano passado, para atender as disciplinas que foram implantadas, em caráter semipresencial, para este primeiro semestre de 2015; e assim sucessivamente.

Conforme a coordenadora, são três tipos de capacitação: quanto à metodologia; sobre o uso das ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que é o Aprender Unoeste, e o curso de aperfeiçoamento de Tutoria em EAD - Ensino a Distância. Além da parte de preparação de professores tutores, o Nead realiza a confecção do material didático junto a Coordenação Tecnológica de Produção de Materiais, pela qual responde Mário Augusto Pazoti.

Na área de tecnologia também é proporcionada capacitação, voltada à produção de conteúdo para web-aulas. Os professores que atuarão como tutores enviam os textos e até algumas ilustrações, cabendo aos profissionais da Comissão Central de Produção de Materiais editar, diagramar, ilustrar e disponibilizar a ação no ambiente virtual.  O conteúdo programático das web-aulas costuma oferecer vídeos e orientações de textos para leitura.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem