CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ensino a distância oferece três novos cursos de extensão

Oferta contempla Fundamentos Teóricos da Língua Portuguesa, Sinais de Pontuação e Literatura Infantil


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Ensino a distância oferece três novos cursos de extensão
Novos cursos de extensão do Nead, todos vinculados à língua portuguesa


Língua Portuguesa – Sinais de Pontuação, Literatura Infantil e Fundamentos Teóricos da Língua Portuguesa são os três novos cursos de extensão ofertados pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unoeste. As inscrições estão abertas, conforme a coordenadora dos cursos, professora Maria Eliza Nigro Jorge. São todos de curta duração, com variação de 30 a 60 dias. As oportunidades são para profissionais e estudantes de diferentes áreas, mas especialmente aos da educação e comunicação social. São cursos para os interessados em geral, incluindo os que se preparam para exames vestibulares e concursos públicos. Feita a matrícula, o início é imediato pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), denominado Aprender Unoeste.

Literatura Infantil – Carga de 100 horas e duração de 60 dias. A estrutura curricular apresenta oito aulas: Literatura, Leitura e Aprendizagem; O Professor Leitor; A Construção do Sentido do Texto; Tipologia Textual; História da Literatura Infantil; Tipologia dos Textos Literários – Poesia Infantil; Outras Formas de Narrativas e A Biblioteca Escolar. O objetivo é proporcionar ao aluno que venha ser um leitor de literatura, algo importante para as carreiras de professores, alfabetizadores, contadores de história e formadores de leitores. A proposta é oferecer novos horizontes aos profissionais que desejam desenvolver diferentes técnicas para construção do leitor: a linguagem, a significação, os vários suportes ou veículos dos textos sociais, o conhecimento da história e da tradição das narrativas e poemas.

Sinais de Pontuação – Carga de 40 horas, para ser cumprida em 30 dias. São cinco aulas, com as seguintes abordagens: Introdução sobre os Sinais de Pontuação e a Relação entre Linguagem Oral e Linguagem Escrita; Forma de Empregar Adequadamente os Sinais de Interrogação, Exclamação, Aspas e Dois Pontos; Utilização dos Demais Sinais que Indicam Entoação ou Melodia, que são Reticências, Parênteses e Travessão; O Uso do Ponto e Ponto e Vírgula; e As Regras que Caracterizam o Uso de Vírgula. O curso leva em conta que a compreensão e a clareza do texto perpassam pela pontuação empregada adequadamente, evitando ambiguidades e dificuldades de comunicação, entre outras situações constrangedoras para o cotidiano profissional e acadêmico.

Fundamentos Teóricos – Carga de 100 horas, com duração de 60 dias. O curso está estruturado em oito aulas: Concepções de Linguagem, Esclarecendo Conceitos Fundamentais, Funções da Linguagem, As Determinações Sociais na Produção de Texto, A Relação Oralidade – Escrita, Intertextualidade e Metodologia e Avaliação no Ensino da Língua Portuguesa. O objetivo geral é o de possibilitar o desenvolvimento da capacidade de refletir sobre os fatos linguísticos e literários, por intermédio da análise, da descrição e da interpretação, à luz de fundamentação teórica pertinente. O propósito é desenvolver habilidades na transmissão do conhecimento do idioma português, a partir de abordagens de temas como a concepção de linguagem, a linguagem e o pensamento, as funções de linguagem e a norma padrão, entre outros assuntos de igual relevância.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem