CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Espiritualidade favorece tratamento de dependentes químicos

Tema é tratado na 17ª Semana de Prevenção ao Uso de Drogas, organizada pela Faculdade de Medicina


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Espiritualidade favorece tratamento de dependentes químicos
Plateia do evento, em sua maioria formada por alunos de cursos da saúde
Foto: Matheus Teixeira Espiritualidade favorece tratamento de dependentes químicos
Professora Nilva Galli, coordenadora de Medicina, abre evento acadêmico
Foto: Matheus Teixeira Espiritualidade favorece tratamento de dependentes químicos
“O ser tem que ser visto de uma forma grandiosa”, conforme Rita Higa


Tratamento de dependentes químicos se dá sob quatro pilares de mudança de estilo de vida: biológico, social, psicológico e espiritual; este último foi o foco da 17ª Semana de Prevenção ao Uso de Drogas, organizada pela Liga Acadêmica de Toxicologia do curso de Medicina da Unoeste. Escolheu-se mostrar como a espiritualidade ajuda no enfrentamento às drogas porque profissionais ligados à saúde mental apontam que pacientes mais espiritualizados conseguem julgar melhor o que é positivo ou negativo na vida, assim, afastam-se do vício e enxergam a dependência química como doença e, portanto, que merece ser tratada.

A idealizadora do evento, Dra. Rita de Cassia Bomfim Leitão Higa, médica toxicologista e professora da Unoeste, foi uma das palestrantes na noite de ontem (4), no Teatro César Cava, campus I da universidade, onde contou que a relação entre medicina e espiritualidade remonta a 500 a 300 a.C. e continua nos dias atuais. Apontou, ainda, que estudos associam religiosidade a menos consumo de drogas e índices melhores de recuperação de dependentes. “O homem é um ser complexo – psíquico, físico, social e espiritual. Então, vê-lo simplesmente como um corpo é perder muito no tratamento, o ser tem que ser visto de uma forma grandiosa”.

Essencialmente formada por graduandos de cursos da saúde na Unoeste, a plateia da Semana de Prevenção também ouviu fala do frei Mariano Freitas, diretor administrativo da comunidade terapêutica Lar São Miguel Arcanjo (Pirapozinho), pertencente à Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. “Desde o início da associação, o frei Francisco Belotti teve essa preocupação de levar a espiritualidade juntamente com uma equipe técnica para dar todo o suporte ao tratamento da dependência química”. Com base nos casos que acompanha, ele, que é aluno do 9º termo de Farmácia na Unoeste, nota a evolução das pessoas e considera que “a espiritualidade dá sentido à vida e é a base da humanização e do desenvolvimento desse recuperando”.

Uma egressa da Faculdade de Medicina (Famepp) da Unoeste foi a terceira e última palestrante – a psiquiatra Rafaela Carla Zanardi Caloni pôde falar sobre o funcionamento de comunidades terapêuticas, especificamente das que é coordenadora técnica: Lar São Miguel Arcanjo e Lar Santa Teresinha do Menino Jesus (em Presidente Prudente, no distrito de Montalvão). “O funcionamento de uma comunidade terapêutica é baseado fundamentalmente no querer do paciente e o ambiente reproduz a realidade exterior para facilitar a reinserção” do atendido na sociedade, fazendo com que os pacientes consigam mudar a si mesmos antes de tudo. Para chegar a este objetivo há uma equipe multiprofissional: setor de espiritualidade, psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e profissionais de enfermagem e educação física.

A mesa diretiva da 17ª Semana de Prevenção ao Uso de Drogas da Unoeste, responsável por abrir o evento e recepcionar o público, foi formada pelos palestrantes Rita Higa e frei Mariano e também por Nilva Galli, coordenadora da Famepp, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da universidade, e o médico Roberto Lotfi Júnior, conselheiro responsável pela delegacia de Prudente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem