CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Formar-se em Farmácia traz um mundo de possibilidades

Estudantes conhecem histórias de sucesso durante a 21ª Jornada Farmacêutica


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Formar-se em Farmácia traz um mundo de possibilidades
Mauro Beloni (aluno) e Juliano Gasquez (formado) provam: carreira é vasta
Foto: Matheus Teixeira Formar-se em Farmácia traz um mundo de possibilidades
21ª Jornada Farmacêutica ocorreu de 14 a 16 de maio no Teatro César Cava
Foto: Cedida Formar-se em Farmácia traz um mundo de possibilidades
As primas Marília (Farmácia) e Aline Nochi (Veterinária) abrem o evento


Foi na 21ª Jornada Farmacêutica da Unoeste, na semana anterior, que os estudantes dessa graduação na Unoeste conheceram, por meio de pessoas bem-sucedidas, os múltiplos caminhos que podem ser trilhados para levar farmacêuticos ao sucesso profissional. O evento, realizado de 14 a 16 de maio no Teatro César Cava, campus I, também possibilita atualização acadêmica e profissional e, consequentemente, melhora de atendimento à população.

A abertura foi com José Aparecido Novais Filho, farmacêutico e dono da Botica Magistral, farmácia de manipulação há 33 anos em Presidente Prudente. “O início foi extremamente difícil, não havia referências de como deveríamos desenvolver nosso trabalho. Precisávamos usar muita criatividade e compartilhar informações com outros colegas que estavam começando”, relembra. Após busca por conhecimento e muita determinação, superou as dificuldades e construiu um empreendimento de sucesso. “Aos poucos, a Magistral ganhou experiência e maturidade, tornando-se essencial para o uso do medicamento personalizado. Apareceram fornecedores, cursos, literaturas, empresas de assessorias especializadas e os eventos reunindo todo o segmento começaram a ficar cada vez maiores”.

Mauro Raul Beloni, do 8º termo de Farmácia, contou, na sexta-feira (15), sua experiência de ter vivido um ano e meio na Austrália pelo programa federal Ciência sem Fronteiras. Claro, valeu muito a pena! “É uma experiência superválida, uma iniciativa que está aí para realmente fazer um link entre as universidades brasileiras e as de fora. Precisamos muito disso, de tecnologia, conhecimento e inovação”. Beloni deu dicas de como participar desse programa de intercâmbio e como é ter uma vivência acadêmica fora do Brasil. “Vá com a mente aberta, você verá muitas coisas diferentes, então tente entendê-las por ângulos diferentes, sem julgamentos, deixe preconceitos de lado”.

Na mesma noite de Beloni, houve palestra sobre química seca, proferida por Juliano de Sant’Ana Gasquez, farmacêutico e bioquímico da Unoeste, formado na mesma universidade em 1999. “Química seca é uma metodologia usada em análises laboratoriais com a característica de não usar água em nenhum dos momentos da reação, somente com uso de reagentes sólidos em forma de pó”. De acordo com ele, é eficaz e pode ser empregada em vários tipos de exames, mas por ter custo alto só há uma empresa no Brasil que comercializa a técnica. No entanto, Gasquez afirma que a popularização dela está aumentando, devido à crise hídrica. O uso é sustentável, “produz resíduos em menor quantidade e não há uso de água, enquanto que outros aparelhos podem gastar até 70 litros de água por dia”, aponta.

O evento recebeu, no sábado (16) pela manhã, durante o encerramento, o professor Fábio Luis Nogueira, coordenador administrativo da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária da Unoeste, para falar sobre como deve ser feita a gestão de pessoas. Ainda houve presença de Maria Antônia Trevisanelli Dela Viuda e Jacqueline Batinga Martins, ambas da Arenales Homeopatianimal, que explicaram sobre como é a atuação do farmacêutico na indústria homeopática.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem