CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Futuros enfermeiros participam de jornada totalmente prática

Em benefício à saúde da população, 34ª Semana de Enfermagem amplia conhecimentos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Futuros enfermeiros participam de jornada totalmente prática
Alunos Sidnei Souza e Carla Braga participam de muitos cursos e palestras
Foto: Matheus Teixeira Futuros enfermeiros participam de jornada totalmente prática
Orientações sobre dengue são dadas em visitas a casas próximas ao campus
Foto: Matheus Teixeira Futuros enfermeiros participam de jornada totalmente prática
Tenda armada em frente ao bloco B é ponto de encontro em ação da dengue

 
– Você está indo à Semana de Enfermagem? “Claro que sim!”. Este diálogo é totalmente possível nos corredores do campus I da Unoeste, tamanho sucesso a 34ª jornada deste curso está fazendo! Do 1º ao 8º termo, seja do noturno ou do diurno, estudantes e docentes estão engajados em um bem comum: a busca constante por informações que favoreçam a construção de uma profissão cada vez mais auxiliadora da saúde, especialmente a pública, dos pacientes e das formações acadêmica e cidadã embasadas em ciência e prática.

Carla Roberta Silva Rosa Braga, 21, do 4º termo, participou de cinco minicursos: suporte básico de vida; atendimento domiciliar; ética – discriminações, preconceitos e violências: a produção dos estigmas relacionados aos gêneros e sexualidade; puericultura: atuação do enfermeiro no cuidado à criança; atualização de vacinas. Sidnei Cardoso de Souza, 26, do 5º termo, foi aos mesmos três primeiros e na noite desta quinta-feira (14) assistiu às apresentações de trabalhos de conclusão de curso. Ambos os estudantes também compareceram a palestras e estiveram mobilizados em ação de combate à dengue, ocorrida também nesta quinta durante todo o dia.

Para Souza, as “experiências em minicursos e em projetos fora da universidade, voltados à população, acrescentam bastante e geram mais conhecimentos, porque são aprendizados a mais”, que ampliam a visão crítica além da teoria. Carla concorda com o amigo, porque aponta que a semana especial do curso de Enfermagem da Unoeste agrega muito à sua trajetória universitária. “Em uma semana conseguimos ver bastante coisa nova, não só o que veríamos no nosso termo. E quanto mais conhecimento, melhor, nos transforma, faz com que nos tornemos melhores enfermeiros no futuro, criando conscientização”.

Carla, Souza e cerca de 360 estudantes da Enfermagem percorreram, nesta quinta-feira (14), os jardins Bongiovani e Caiçara e o bairro Cidade Universitária – os três ao redor do campus I da Unoeste. Visitaram casas para questionar os moradores o que sabem sobre a dengue e prestar informações sobre a doença. Como o trabalho é uma parceria com a Vigilância Epidemiológica de Presidente Prudente, antes de irem às ruas, a educadora de saúde deste órgão, Elaine Bertacco, orientou-os e enfatizou que a cidade contabiliza 767 casos confirmados de dengue. No material entregue à população, há orientações de como identificar os principais sintomas da doença e dicas para evitar acúmulo de água, pois mesmo pequenas umidades podem manter focos do Aedes aegypti, mosquito causador da dengue.

A professora Maria Rita Guimarães Maia coordena essa ação extensiva, um verdadeiro ato de prevenção e promoção de saúde junto à comunidade. “A região do campus I da Unoeste foi escolhida porque é a que alguns moram, por causa das repúblicas universitárias, e porque é onde estudam e onde trabalhamos. É aqui que os alunos precisam desenvolver senso de responsabilidade e cidadania”. Ainda conforme Maria Rita, como a mobilização é bem produtiva, estimula a participação de graduandos em outras ações feitas para beneficiar a população. Somada a iniciativa de luta contra a dengue, a 34ª Semana de Enfermagem da Unoeste reúne 16 atividades de 11 a 15 de maio, norteadas pelo tema principal “A Evolução da Enfermagem e a Qualificação do Cuidar”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem