CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Hamilton Faria debate a Cultura da Paz na Unoeste

Coordenador de cidadania cultural do Instituto Pólis compartilhará suas experiências com acadêmicos e profissionais da Educação


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Hamilton Faria debate a Cultura da Paz na Unoeste
“Cultura da Paz: concepções, diálogos e proposta de ações” é o tema da palestra de Hamilton Faria
Foto: Débora André Hamilton Faria debate a Cultura da Paz na Unoeste
Atividade prática do curso no Laboratório de Entomologia no campus II
Foto: Débora André Hamilton Faria debate a Cultura da Paz na Unoeste
Biólogo Rafael Sandoval e o professor Edris Queiroz, do Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente (IBIMM) durante o curso


“A educação ganha um sentido cada vez mais claro de contribuir para o desenvolvimento humano e não apenas para qualificar jovens e adultos para o mercado de trabalho”. Esse é dos pontos centrais sobre o papel da educação na construção da “Cultura da Paz” proposto por Hamilton Faria, poeta e coordenador de cidadania cultural do Instituto Pólis, fundado desde 1987.

Mediador entre a sociedade e o poder público, Faria conduzirá o debate sobre a “Cultura da Paz” com os participantes da Jornada de Educação da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp), encerrando as atividades do evento. Neste sábado (30), acontece ainda as apresentações dos trabalhos no Simpósio de Iniciação Científica.

Nessa perspectiva de desenvolvimento humano, Faria aponta a conquista de uma vida mais saudável e longa, o acesso a bens e serviços, que possibilitem uma existência digna, pessoal e coletiva. “Falo da realização de uma cultura do ser e não apenas uma cultura do ter”.

Faria ressalta que é preciso desenvolver um amplo cuidado com as crianças, com os mais velhos, com os pais e filhos, com a comunidade dos seres vivos animais e vegetais, com o outro e consigo mesmo. “A educação deve voltar-se para ensinar em todo o seu processo o respeito à vida”, finaliza.

SIC – Neste sábado (30), acontece a apresentação oral e exposição de painéis do SIC. Nessa edição, estão inscritos 81 trabalhos. Esse ano, alguns trabalhos passaram por submissões para serem publicados nas revistas Colloquium Humanarum, Vitae ou Exactarum. O evento recebeu inscrições de outras instituições, entre elas a Unesp e Anhanguera Educacional.

Curso de Entomologia Forense – Em paralelo a Jornada e o Simpósio, 180 acadêmicos do curso de Ciências Biológicas participaram do curso de Entomologia Forense.

Para o biólogo Rafael Cedro de Souza Sandoval a entomologia forense é uma ciência que ainda está dando seus primeiros passos no Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, existem centros de pesquisas especializados, que prestam serviços aos órgãos do governo.

No Brasil, já acontecem diversas pesquisas em universidades, com o objetivo de formar um banco de dados sobre a biologia, taxonomia e ecologia das espécies de interesse forense no país, para auxiliar peritos criminais em investigações. Uma subárea da entomologia forense, que é muito mais aplicada, está relacionada aos produtos estocados e contaminação alimentar.

De acordo com Sandoval, os órgãos policiais ainda são um pouco relutantes na aceitação e aplicação dessa ciência no dia a dia do trabalho pericial, mas isso está mudando. “Nós já possuímos, em Brasília e no Rio de Janeiro, centros de pesquisas em entomologia forense que são conveniados à Polícia Científica de seus respectivos Estados”, ressalta Sandoval.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem