CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Participação no Projeto Rondon está minuciosamente planejada

São 23 ações pensadas em cada detalhe na elaboração do plano de trabalho e capacitação dos rondonistas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Participação no Projeto Rondon está minuciosamente planejada
Equipe de rondonistas da Unoeste e a professora Rosilene, da Proext


Faltando um mês e meio para iniciar operação do Projeto Rondon no município de Acorizal (MT), a equipe da Unoeste está com o plano de trabalho pronto. São 23 ações minuciosamente planejadas. Para cada uma estão especificados o público pretendido, número de vagas, data e hora, local, objetivo, atividades, métodos, carga horária, logística de transporte, resultados esperados, avaliação e definição dos professores, capitão (aluno que comandará a ação) e auxiliares. Também está pronto o cronograma para cada dia, de 13 a 24 de julho. É feita a capacitação da equipe para desenvolver as ações.

As propostas na área de saúde compreendem as realizações da noite do exercício, reservada para atividades físicas envolvendo a população em geral; oficina produzindo delícias, voltada ao reaproveitamento de alimentos; feira da promoção da saúde (etapa I), para capacitar gestores municipais no desenvolvimento de ações coletivas; feira da promoção da saúde (etapa II), com ofertas de vários serviços; oficina segurança do trabalhador da saúde, com estratégias de prevenção aos riscos ocupacionais; oficina cuidados com a voz; palestra promovendo o aleitamento materno; e oficina saúde bucal.

Na área de educação: oficina sobre prevenção aos danos causados por álcool e drogas; oficina criação de blogs, como nova forma de aprendizado; oficina Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e gravidez precoce; oficina dificuldades de aprendizado e o feedback necessário, com a oferta de estratégias práticas a serem utilizadas pelos educadores; feira das profissões, sobre formações de níveis técnico e superior; palestra bullying adolescente, para discutir formas de enfrentamento; e oficina como reconhecer as situações de bullying.
No segmento dos direitos humanos e justiça as propostas são as seguintes: debate sobre a exploração social e sexual de menores; oficina gestão colegiada como estratégia para otimizar a participação social; oficina prevenção da violência doméstica; e Segura esse Barranco, uma ação para combater o assoreamento de mananciais, com o plantio de mudas para formação de mata ciliar. Na cultura: resgate da cultura e a da história, com capacitação na produção de vídeo-documentário; feira cultural com a produção artesanal local; e intercâmbios de talentos, em música e dança.

O preparo da equipe de rondonistas da Unoeste é realizado com todo o cuidado, seguindo as exigências do Ministério da Defesa. São três os professores diretamente envolvidos: a coordenadora Raquel Mori Pires de Camargo, o adjunto Willys Tristão e a reserva Débora Godoy Galdino. Os alunos são: Ana Flávia Mello Tamioso Figueiró, Bianca Gonçalves Orbolato, Caio Lucas Zuntini Diamante, Fernanda Akemi Takabatake, Lorena de Carvalho Santos, Regina Rafael Teixeira, Thiago Constantino Barbosa e Valéria Caldeira dos Santos; incluindo ainda os suplentes Anderson Ferreira Milhorança e Vitória Marques de Sá.

A participação da Unoeste na Operação Bororos do Projeto Rondon tem o deliberado apoio da Reitoria, Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), Pró-reitoria Acadêmica (Proacad) e Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG). Nesta quinta-feira (28), a equipe de alunos e professores receberam as camisetas especialmente produzidas para os rondonistas, entregues pela coordenadora de ações extensivas de saúde da Proext, professora Rosilene Martins Viel.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem