CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pós oferece novas especializações para arquitetos e afins

Cursos de projeto arquitetônico e de engenharia urbana recebem inscrições e aulas começarão em agosto


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Pós oferece novas especializações para arquitetos e afins
Dra. Sibila: os novos cursos atendem à necessidade de mercado


Para atender necessidades de mercado, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste instala dois novos cursos na área de arquitetura. Projeto Arquitetônico e Engenharia Urbana já estão com as inscrições abertas e as aulas para as primeiras turmas serão a partir de agosto deste ano. A coordenadora Dra. Sibila Corral de Arêa Leão Honda diz que são dois cursos que o mercado absorve bem. Também atendem ao requisito da formação continuada, no sentido de ampliar a qualificação e buscar na especialização o aperfeiçoamento para a atuação profissional.

Especialização em Engenharia Urbana não é encontrada em regiões próximas de Presidente Prudente. Os cursos existentes, além de serem distantes exigem, em termos de investimento, praticamente o dobro do que está sendo praticado pelo novo curso. A pós-graduação em Projeto Arquitetônico é encontrada nas proximidades, mas não oferece as mesmas discussões conceituais propostas pela matriz curricular desenvolvida para atender especificidades, mas que alcançam o conjunto de disciplinas por meio da aplicação de interdisciplinaridade.

Conforme Sibila, dentre as várias disciplinas da graduação existe a de projeto arquitetônico. Porém, na pós-graduação é algo que será visto de maneira mais ampla. “O estudante que viu a história e teoria da arquitetura, agora verá projeto em condições de analisar a história e numa discussão ampliada da teoria. Irá ver a metodologia e concepção do projeto; e trabalhar com isso. Irá fazer uma leitura do todo, para saber como projetar a edificação, produzindo uma arquitetura contemporânea e analisando a interferência do meio ambiente no projeto”, comentou.

Sobre o curso de Planejamento Urbano, disse que os estudos conduzirão o aluno para todas as relações que o profissional tem com o ambiente. O conteúdo permitirá ver o que é transporte público, drenagem, gestão de resíduos sólidos, habitação social, recursos hídricos, vegetação urbana, problema de solo e controle de poluição, entre outros assuntos pertinentes para uma visão mais ampla do processo inteiro. Assim, terá condição de analisar todos os segmentos, para manter uma relação direta e mais eficiente com o setor público.

Após passar, recentemente, seis meses de estudos na Califórnia, no Vale do Silício, e retomar suas atividades da Unoeste, a professora Sibila assume com entusiasmo a coordenação dos dois novos cursos de pós-graduação em sua área profissional, sendo que toda sua formação – graduação, mestrado e doutorado – ocorreu na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Sua aposta nos novos cursos se sustenta na experiência em arquitetura e urbanismo e planejamento urbano e regional, com ênfase em política urbana, planejamento e gestão urbana, planejamento ambiental, desenvolvimento urbano e regional, projeto do espaço urbano e ambiente urbano.

Serviço – Inscrições e mais informações sobre o curso veja no site da Pós Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem