CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Liga Acadêmica de Psicologia da Saúde é criada

Organização estudantil, aberta para participação de alunos de cursos da saúde, terá encontros quinzenais


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Liga Acadêmica de Psicologia da Saúde é criada
Leonardo de Souza idealizou e preside 1ª liga do curso de Psicologia


Inspirado e motivado pelo trabalho das ligas acadêmicas já existentes na Unoeste, Leonardo Santos de Souza, 20, aluno do 7º termo da graduação em Psicologia, resolveu criar a primeira do curso em que estuda. Além de ser idealizador, é presidente da Liga Acadêmica de Psicologia da Saúde, que no momento está em processo seletivo para admissão de membros e em breve iniciará as atividades – serão voltadas a capacitar, de forma técnica e científica, futuros psicólogos e estudantes de cursos da saúde da Unoeste para que sejam capazes de transformar para melhor a realidade no que tange o cenário da saúde brasileira.

A visão de fundar a liga surgiu no semestre passado, quando Souza participava da Liga de Enfermagem em Cardiologia e cursava a disciplina de Psicologia da Saúde, portanto, acredita que criar esse movimento reforça a ideia de continuar estudando sobre o tema e explorar conhecimentos na área. “Muitos aspectos em relação às equipes de saúde que eu via têm muito a ver com assuntos de psicologia. E é preciso discutir como esses pontos implicam nos profissionais, nos pacientes e nas famílias”, argumenta o presidente.

Ainda dá tempo de concorrer a uma das vagas! As inscrições da Liga Acadêmica de Psicologia da Saúde estão a todo vapor e ficam abertas até este sábado (30) no Centro Universitário de Psicologia (Ceup) – sala 120, piso 1, bloco B3 do campus II. Nesta sexta (29) é possível inscrever-se até 21h30 e no sábado (30) das 7h15 às 12h. Para mais informações, ligue (18) 3229-2097. A taxa de inscrição é de R$ 10 e o documento a ser apresentado é somente um xérox da carteirinha de Registro Acadêmico (RA), além de ser preciso preencher uma ficha. Caso queira, o candidato pode ler o estatuto da liga, disponível no Ceup.

Há vagas, na liga estudantil, para acadêmicos a partir do 4º termo de Psicologia (20) e para universitários de outras graduações (8) também a partir do 4º termo – Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Radiologia. A união de alunos de várias graduações vem, segundo Souza, para aplicar desde a vida universitária as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), que preveem existência de equipes multiprofissional e interdisciplinar. Posteriormente ao término das inscrições será feita prova para ingresso e os encontros dos membros da liga estão previstos para serem quinzenais das 17h30 às 19h.

Congresso internacional – Leonardo de Souza está realmente engajado em ensino, pesquisa e extensão. Na semana anterior foi ao 6º Congresso Internacional de Psicologia, em Maringá (PR), com as colegas Caroline Sorgi de Oliveira Silva (6º termo) e Thauane Rezende Santos (7º). Souza e Thauane apresentaram dois trabalhos referentes ao projeto de extensão Fazendo Minha História, do qual são monitores. Caroline também já participou desta atividade, que é desenvolvida por estudantes da Psicologia com crianças acolhidas dos abrigos de Presidente Prudente, supervisionados pela professora Esther Akemi Kavano Katayama. “Tivemos boas críticas em relação às apresentações e o intercâmbio de conhecimento também foi muito significativo para nós”, finaliza Souza.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem