CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Prazo é prorrogado para se inscrever no ‘bolsas Santander’

Estudante que esteve em Portugal recomenda o intercâmbio como positivo para a formação profissional e pessoal


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Prazo é prorrogado para se inscrever no ‘bolsas Santander’
Isabella na Latada: cerimônia de recepção
Foto: Cedida Prazo é prorrogado para se inscrever no ‘bolsas Santander’
Cidade de Covilhã, onde Isabella morou
Foto: Cedida Prazo é prorrogado para se inscrever no ‘bolsas Santander’
Isabella na Itália, em frente ao Coliseu de Roma


Atualizada em 08/05/2015, às 11h30

Foi prorrogado para o dia 17 de maio, o prazo para inscrições no Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação – Santander Universidades 2015. São ofertadas 10 bolsas para alunos de graduação (licenciatura, bacharelado e superior de tecnologia) da Unoeste, que está entre as dez instituições do país com mais alunos inscritos, são 127 participantes no total. Entre os 10 contemplados de 2014, a acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste, Isabella Taguti de Toledo, esteve em Portugal. Ela recomenda o intercâmbio, pelo que acresce ao processo de formação profissional e como rica experiência de vida.

Conta que foi tão bom, que teve mais dificuldade em se readaptar na volta do que em se adaptar quando chegou lá. E mais: pretende voltar a estudar no exterior, possivelmente para fazer mestrado. São três os países pelos quais tem interesse: Portugal, Espanha e Holanda. A vivência da experiência internacional, ainda que associada ao fato de que – pela primeira vez – saiu de casa para morar um período fora, superou as expectativas e deixou marcas positivas.

Uma delas é de se empenhar ainda mais nos estudos. Outra é a mudança do paradigma de que o aluno deve se adequar a cada disciplina, de acordo com a metodologia empregada, e não esperar que o professor atenda exclusivamente suas perspectivas individuais. Conta que a Universidade da Beira Interior é diferente em algumas coisas. Exemplo: aqui, projetos são feitos em grupo; lá, é individual; aqui, o prazo é maior; lá, é tudo para ontem. “Assim, aprendi que o meu máximo é muito maior do que achava que poderia render”, afirma.

No período que foi de setembro do ano passado a fevereiro deste ano, o intercâmbio custeado pelo Santander permitiu cursar três disciplinas: construção, projeto arquitetônico e história da arquitetura. Também fez inglês, língua utilizada na convivência com intercambistas de outros países nos quais não se fala o português ou espanhol. Os professores também dão aulas em português e inglês, para atender boa parte dos estrangeiros. Na universidade e na moradia Isabela conviveu com portugueses, espanhóis, romenos, turcos, sírios, poloneses e lituanos, entre os de outras nacionalidades.

Além de Covilhã, onde ficou alojada em prédios de apartamentos que abrigam comunidade estudantil de 200 estrangeiros, a estudante da Unoeste viajou para outras cidades portuguesas, entre as quais Lisboa, Coimbra e Algarve. Aproveitando feriado e as férias de fim de ano, por conta dos baixos custos de viagens aéreas e de trem, esteve na Inglaterra, Espanha, Itália e Portugal. “Busquei o máximo de conhecimento e de vivências. Quem for para lá, saiba que passa muito rápido e esteja preparado para não perder tempo”, aconselha.

Assim que obteve a bolsa e antes de viajar, Isabella buscou informações com a estudante da Engenharia Civil, Amanda Ornellas, que fez intercâmbio na mesma universidade portuguesa, quando era estudante e conseguiu bolsa do programa federal Ciência sem Fronteiras. “Quem tem vontade deve se inscrever e tentar o intercâmbio. Mas saiba que é preciso ter determinação e foco, se não irá aproveitar muito pouco”, comenta para dizer que ter a visão de outros povos, no seu caso sobre a arquitetura, é algo muito enriquecedor.

Ao contar que o Santander honrou plenamente com tudo que tinha se comprometido e que a Unoeste deu o suporte necessário, por intermédio do assessor de relações interinstitucionais Dr. Antonio Fluminhan Júnior, diz que cada dia foi um desafio, visto em situação como a de ter que se virar sozinha. Exemplifica que para ir a algum lugar, tinha que planejar, sem ter família para consultar, ainda que tenha mantido contatos permanentes, especialmente pelas redes sociais. A maioria dos brasileiros que encontrou foi de estudantes de universidades públicas. “Eu era uma das poucas de universidade particular”, lembra.

Conforme o assessor, os estudantes retornam dos intercâmbios com outra visão de mundo e multiplicam suas vivências com a comunidade acadêmica, não se limitando ao seu próprio curso. Aconselha o estudante de graduação que aproveite a oportunidade oferecida pelo Santander, de intercâmbio em oito países, e que faça sua inscrição, para concorrer à bolsa, o mais urgente possível. Pede ao interessado que leia o edital, para que faça sua inscrição consciente dos benefícios e de suas obrigações. A inscrição é feita exclusivamente no site do Santander, sendo que o prazo foi prorrogado até 17 de maio (domingo, às 23h59).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem