CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste tem contribuição em conquista recente da Cooperlix

Cooperativa de Produtos Recicláveis de Prudente é responsável pelo tratamento dos resíduos de toda a cidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Unoeste tem contribuição em conquista recente da Cooperlix
Secretária municipal Regina Penati, Iacia, Maria Aparecida, Tupã, Lussari e Portella


A Cooperativa dos Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente (Cooperlix) agora é oficialmente autorizada a executar as etapas de tratamento de resíduos sólidos de todos os bairros da cidade que tenham potencial reciclável ou reutilizável. É algo que refletirá em benefício direto ao meio ambiente e à população, devido à destinação correta dos materiais, e em acréscimo financeiro para os cooperados, que integram contrato entre a prefeitura e a entidade. Para chegar a esta novidade, a Unoeste tem papel muito importante, pois ela e a Unesp criaram a associação – em operação desde 2003 – e a acompanham sempre.

A Unoeste ajudou a chegar a este resultado “porque participou de todos os projetos de regularização, materialização e gerenciamento da Cooperlix”, declara Wilson Roberto Lussari, coordenador do curso de Gestão Comercial da Unoeste e representante da universidade no grupo de apoiadores, junto aos professores Paulo Roberto Iacia e Dra. Alba Regina Azevedo Arana. Os dois primeiros acompanharam, na quinta-feira (30), a consolidação do contrato entre a prefeitura e a cooperativa, algo que dá à Cooperlix o atendimento a todo o município, esperando-se que “a deposição de lixo no futuro aterro sanitário seja reduzida, diminuam os impactos ao máximo e gere renda aos cooperados”, salienta Lussari.

Em seu gabinete, com presença de representantes de organizações públicas e privadas, o prefeito de Prudente, Milton Carlos de Mello “Tupã”, assinou o contrato, que vigora por um ano (prorrogável por igual período) e tem investimento municipal de R$ 1.439.085. Para a prática da coleta seletiva, a Cooperlix será assessorada pela Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco) e pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. “Poucos municípios contam com contrato com uma cooperativa, é pioneiro e garantirá a segurança dos catadores, cumprimento da legislação e atendimento da comunidade”, disse Wilson Portella, secretário municipal de Meio Ambiente, em entrevista à assessoria de imprensa da prefeitura.

“Esta assinatura é uma grande vitória, dará uma vida mais digna a todos os cooperados. Passamos de 14 para 90, assim, queremos fazer, além de algo bem feito, um trabalho bonito, pois mexemos com meio ambiente”, declarou a presidente da Cooperlix, Maria Aparecida Assis Silva, à assessoria da Prefeitura, referindo-se que os catadores do lixão e da Cooperativa de Trabalho com Reciclagem (Cooprudente), ora extinta, foram realocados à Cooperlix, que está com nove caminhões para coleta seletiva, seis a mais do que antes do contrato.

Como a Unoeste participa – Foi por meio do projeto Educação Ambiental e Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos, existente até hoje, que a universidade criou a Cooperlix. Por meio dele, além de ajuda à cooperativa, há promoção de educação ambiental à sociedade (inclusive em escolas), capacitação de gestores e gerenciamento da entidade feita em software criado por egresso da Faculdade de Informática. Por existirem tantas benfeitorias, o projeto é detentor dos prêmios Cidadania sem Fronteiras 2011 (categoria Meio Ambiente) e Santander Universidades 2010 (categoria Universidade Solidária) e finalista do 4º Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil – 2012.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem