CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Zootecnista é importante na produção agropecuária do país

Informação foi apresentada durante atividade promovida pela Unoeste em comemoração ao Dia do Zootecnista


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Zootecnista é importante na produção agropecuária do país
Dr. Ciniro Costa falou sobre a evolução dos sistemas agropecuários no Brasil
Foto: Gabriela Oliveira Zootecnista é importante na produção agropecuária do país
Zootecnistas Ana Cláudia Gava, Marcos Muvuca e Reginaldo Soares, formados em 2010, estiveram na atividade deste sábado (16)
Foto: Gabriela Oliveira Zootecnista é importante na produção agropecuária do país
Evento promovido pelo curso de Zootecnia da Unoeste reuniu acadêmicos e egressos da área


Em 13 de maio de 1966 foi realizada a aula inaugural do primeiro curso de Zootecnia do Brasil. Há 49 anos, essa data é comemorada como o Dia do Zootecnista. Em razão desse fato, a graduação da área na Unoeste promoveu no sábado (16) um evento alusivo à data.

Ana Claudia Ambiel é a coordenadora do curso de Zootecnia na universidade. “Nesse ano, trouxemos o Dr. Ciniro Costa, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), para falar sobre a evolução dos sistemas agropecuários e, em seguida, os acadêmicos conheceram as histórias de alguns dos nossos egressos”.

Costa destaca que fez um breve histórico sobre a zootecnia no Brasil e de como essa profissão se tornou importante para o país. “Para ter uma ideia, nos últimos 40 anos, a produção animal apresentou uma evolução extraordinária, por causa de vários fatores como os melhoramentos das pastagens e genético. Se na década de 70, o rebanho não chegava a 100 milhões de cabeça, hoje passa de 200 milhões. Existe uma demanda cada vez maior por zootecnistas que estejam atentos ao cenário atual e que possam lidar com as mudanças”, completa.

O profissional, que é autor de muitos livros e docente há 36 anos na Unesp, considera que o Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo. “Além de atuar fortemente nesse segmento, o zootecnista também é importante nas produções de leite e de ovos”. Ele pontua ainda que a agropecuária responde por mais de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. “Dos nove biomas que o país possui, essa atividade está inserida em seis: mata atlântica, cerrado, caatinga, pampas, pantanal e parte da floresta amazônica. O mais expressivo é o cerrado, que está localizado na região central do país”.

Encontro de egressos – Ana Claudia Ambiel revela que esse momento contou com a participação dos ex-alunos Frank Akiyoshi Kuwahara (seguiu carreira acadêmica e tornou-se pesquisador), Ana Claudia Gava (trabalha na área laboratorial, com nutrição e saúde de pets) e Reginaldo Soares (técnico de controle de qualidade de uma indústria de nutrição animal).

“Além de falar um pouco das minhas experiências profissionais tive a oportunidade de dizer aos acadêmicos que o empenho e a dedicação são importantes para o ingresso no mercado de trabalho”, declara Soares.

Gabriele Aparecida Domingues cursa o 3º termo de Zootecnia, no período noturno. “Foi um evento muito bacana, pois me possibilitou contato com um zootecnista renomado, além de conhecer um pouco das experiências dos egressos, depois que se formaram na Unoeste”.

Realização – As atividades que comemoraram o Dia do Zootecnista foram organizadas pelos acadêmicos da Atlética de Zootecnia da Unoeste de Presidente Prudente (Azupp), recém-criada.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem