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Acervo pode contribuir com a política de educação ambiental

Ações formativas extraclasses ajudam no processo de construção de cidadãos conscientes sobre o meio ambiente


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Foto: João Paulo Barbosa Acervo pode contribuir com a política de educação ambiental
Graziella Orosco, aprovada para receber o título de mestre
Foto: João Paulo Barbosa Acervo pode contribuir com a política de educação ambiental
Banca avaliadora: doutores Edilene, Fluminhan e Waldman
Foto: João Paulo Barbosa Acervo pode contribuir com a política de educação ambiental
Graziela com os doutores Fluminhan, Waldman e Edilene


Museus, zoológicos, parques ecológicos e acervos afins podem contribuir com o ensino proposto pela Política Nacional de Educação Ambiental. A constatação resulta de pesquisa realizada no Acervo Educacional de Ciências Naturais (Aecin), mantido pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste. O trabalho de levantamento de dados envolveu o programa de educação integral e integrada Cidadescola, mantido pela Rede Municipal de Educação e que recebe o aporte federal do Programa Mais Educação. O estudo feito por Graziella Plaça Orosco de Souza foi levado à defesa pública na quarta-feira (3), junto ao Programa de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Unoeste.

Conforme a autora da pesquisa, o trabalho buscou contextualizar o programa federal de educação integral, que abrange a educação ambiental e sua operacionalização na educação básica, no âmbito do município de Presidente Prudente, bem como analisar o papel do Aecin e a sua contribuição para o cumprimento da política nacional, por meio do Programa Mais Educação, em seu macrocampo: educação ambiental, desenvolvimento sustentável e economia solidária e criativa/educação econômica.

Em específico, de acordo com Graziella, foi avaliada como é desenvolvida a educação ambiental municipal nas unidades escolares atendidas pelo Programa Mais Educação, além de promover reflexão sobre a importância do Aecin na promoção de ações educativas ambientais que favoreçam o cumprimento da política brasileira para o setor. Para esta finalidade, foram utilizadas abordagens metodológicas quanti/qualitativas, como norteadoras do estudo dos referidos programas: federal e municipal. Foram realizados levantamentos documentais de ambos, além de consulta às fontes primárias dos mesmos, bem como documentos e estratégias do Aecin, que contribuíram para a execução dos programas da cidade e da federação.

Também foram analisados os arquivos de dados coletados durante ações realizadas entre os anos de 2009 e 2014, na forma de questionários e depoimentos elaborados pelos alunos visitantes do Aecin, no intuito de verificar a importância do espaço para a formação de cidadãos conscientes em relação ao meio ambiente e sobre a necessidade de preservação da fauna, flora e de seus recursos naturais. Na análise dos dados, a reflexão deixou a intenção de propor novos caminhos de atuação da universidade, em parceria com a comunidade e a Rede Municipal de Educação, com novas estratégias de educação ambiental envolvendo o Aecin.

O trabalho foi avaliado durante a defesa pública pela banca composta pelo orientador Dr. Antonio Fluminhan Júnior e por seus colegas Edilene Mayumi Murashita Takenaka e Maurício Waldman, convidado na condição de consultor autônomo radicado em São Paulo. Graziella foi aprovada para receber o título de mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, concedido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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