CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alimentação preparada em casa é uma aliada da vida saudável

Novo guia de alimentos para a população brasileira contempla os produtos in natura e limita os processados


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Alimentação preparada em casa é uma aliada da vida saudável
Participantes da conferência realizada em Prudente
Foto: João Paulo Barbosa Alimentação preparada em casa é uma aliada da vida saudável
Grace durante a palestra de abertura da conferência
Foto: João Paulo Barbosa Alimentação preparada em casa é uma aliada da vida saudável
Alguns dos envolvidos na organização do evento


Lançado no fim do ano passado pelo Ministério da Saúde, o Guia Alimentar da População Brasileira é considerado pela nutricionista Grace Francéli Quintana Facholli Garcia como um avanço na área de alimentação e nutrição, por estar voltado à proteção do indivíduo contra a fome, obesidade e doenças crônicas. Privilegia a alimentação preparada em casa, como uma aliada da vida com saúde, além de limitar os produtos processados e evitar os ultraprocessados. Foi o que disse ao proferir a palestra de abertura da Conferência Regional do Centro de Referência e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, nesta terça-feira (2) no auditório 5 da Unesp.

A professora do curso de Nutrição da Unoeste ressaltou que o guia é importante aliado dos projetos governamentais: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), bem como a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). A política e os programas estão voltados para garantir acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. “Na verdade é o retorno à alimentação preparada em casa”, pontuou Grace.

“Nos tempos atuais, houve redução da fome, mas aumentou a obesidade e as doenças crônicos não transmissíveis, que estão entre as maiores causas de morte, como é o caso dos riscos de enfarto para diabéticos e hipertensos”, disse. Conforme a professora de alimentação e saúde pública, o guia apresenta uma linguagem de fácil compreensão para a população, oferecendo direcionamento na escolha alimentar. Ao comparar com o guia anterior, que era de 2006, afirmou que o novo é muito mais fácil de compreender e que sua produção originou de pesquisas.

“Quando é proporcionada a oferta de alimentos saudáveis produzidos no plano local/regional, por agricultores familiares, isso dinamiza a economia, fortalece os programas governamentais e beneficia todos os envolvidos no processo de construção de um Brasil melhor, dando à população melhor qualidade de vida”, comentou. A palestra seguiu o tema Educação para Segurança Alimentar e Nutricional: Práticas Saudáveis de Alimentação desde a Escolha até o Consumo de Alimentos. O conceito básico esteve voltado à regra de ouro do guia: Faça de alimentos in natura ou minimamente processados, em grande variedade e predominantemente de origem vegetal, a base de sua alimentação.

A conferência regional foi organizada pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter) do Pontal do Paranapanema, como preparação às conferências estadual e nacional, todas as três com o tema “Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por Direitos a Soberania Alimentar”. Participaram representantes de vários segmentos, incluindo trabalhadores rurais. A abertura foi feita pela coordenadora de ações extensivas gerais da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) Cidinha Martines, na condição de um dos representantes da Unoeste no Codeter.

Esteve presente o diretor técnico do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-SP), Marcelo Cunha. Ele disse que a conferência estadual será em agosto, em cidade e dia a serem definidos, e a nacional ocorrerá de 9 a 12 de novembro em Brasília (DF). Das 16 regionais paulistas do Consea, que são os centros de referência, já são quatro as conferências regionais, sendo que as primeiras ocorreram em Registro (SP) e São Carlos (SP), seguindo-se outras duas desta terça-feira (2) em Presidente Prudente e na Baixa Santista. As demais acontecerão entre os dias 9 e 13 deste mês.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem