CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Apelo à utilização do balneário é feito na semana ambiental

Administração de espaço público recém-revitalizado estimula atividades físicas associadas ao meio ambiente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Apelo à utilização do balneário é feito na semana ambiental
Caminhada em meio à natureza, no Balneário da Amizade
Foto: Homéro Ferreira Apelo à utilização do balneário é feito na semana ambiental
Prática do slackline, orientadas por professores da Unoeste
Foto: Homéro Ferreira Apelo à utilização do balneário é feito na semana ambiental
Equipe da Unoeste com moradores, Portella e Domingos


A programação da 3ª Semana Municipal do Meio Ambiente e Reciclagem foi encerrada na manhã de domingo (14), no Balneário da Amizade, na divisa de Presidente Prudente com Álvares Machado. Caminhada e slackline – o esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon – envolveram usuários do espaço público recém-revitalizado. Atividades que deram início ao apelo de utilização do balneário pela população, depois de mais de duas décadas em desuso para atividades de lazer e recreação.

Conforme o secretário municipal de meio ambiente, Wilson Portella Rodrigues, a intenção é estimular atividades físicas associadas ao meio ambiente, devendo começar por caminhada orientada. Para isso, pretende obter a parceria da Unoeste, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), com a atuação de alunos do curso de Educação Física.

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, transcorrido em 5 de junho, a semana contou com várias atividades e a Proext esteve envolvida. No balneário, a universidade desenvolveu o slackline, contando com os professores de educação física Leandro Alves da Cunha e Cláudia de Matos Gonçalves da Silva, o aluno Valdir Santos Jaques, que também é policial do Corpo de Bombeiros e atua no serviço de prevenção e salva-vidas no balneário. Também fez parte da equipe o educador físico Alexandre Peres, mais conhecido como Chicão. A Proext esteve representada pela coordenadora de ações culturais, esportivas e sociais da Proext, Graziella Plaça Orosco de Souza. A caminhada recebeu o apoio do medalhista olímpico André Domingos, que falou sobre consciência corporal, saúde e qualidade de vida.

Com experiência esportiva acumulada em competições nacionais e internacionais – incluindo quatro Jogos Olímpicos e as medalhas de bronze e de prata no revezamento 4x100, respectivamente em Atlanta, nos Estados Unidos, e Sydney, na Austrália – Domingos disse que o esporte de alto rendimento não faz tanto bem à saúde quanto a prática voltada para o bem-estar, como no caso da caminhada.  “Quem faz pelo menos meia hora de atividade física por dia, trabalha, dorme e vive melhor”, disse o atleta para os participantes da caminhada, antes de ser iniciada. Em nome dos moradores do Residencial Green Ville, falou Jorge José da Silva. Disse que o balneário está lindo, inclusive à noite quando a iluminação reflete na água; e que a prática esportiva orientada será bem-vinda para os moradores.

O presidente da Associação de Moradores dos Bairros Mediterrâneo, Green Ville, Funada e Vale Verde I, Donizete Teixeira “Sabugão”, durante a semana entregou convites para a caminhada. O número de pessoas não foi o esperado, cerca de 30. Portella entende que a prática reiterada, com dia e horário marcados, poderá mobilizar centenas de pessoas interessadas em boa saúde e estarão inseridas na preservação ambiental no balneário e seu entorno. Comentou que a 3ª Semana Municipal do Meio Ambiente e Reciclagem conseguiu bons resultados, na medida em que envolveu pessoas de vários setores e teve a parceria da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem