CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Carteiras das salas de aula são pensadas na saúde dos alunos

Mais conforto, melhora postural e redução significativa das queixas de dor estão entre os benefícios


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Carteiras das salas de aula são pensadas na saúde dos alunos
Professora da Fisioterapia Renata Lima dá orientações de postura para o aluno Sergio Eleodoro


Se existe vida inteligente no mundo dos objetos, as carteiras das salas de aula da Unoeste com certeza enquadram-se nesse grupo, porque um trabalho de conclusão de curso da Fisioterapia comprova que o mobiliário beneficia diretamente os estudantes. Mais conforto, melhora postural e redução significativa das queixas de dor estão entre os benefícios.

Desde 2012, a universidade substitui as cadeiras nos campi I e II. Já foram mais de 16 mil compradas, modelos mais modernos, com formato anatômico, suporte para cadernos e materiais, espumas no assento e no encosto e prancheta. Uma pesquisa da Fisioterapia, finalizada em dezembro de 2014, teve como orientadora a professora Renata Aparecida de Oliveira Lima.

Encosto mais alto do que o anterior, assento almofadado e com borda arredondada impedem a restrição circulatória das pernas, a coluna vertebral e o tronco ficam retos e, conforme aponta Renata, “o tecido de revestimento na cadeira é muito importante porque não deixa o aluno escorregar”. Para verificar o uso, 40 alunos de Engenharia Civil foram avaliados e aconselhados sobre prevenção e diminuição de desconfortos, entre eles Sergio Henrique Pereira Eleodoro, 19, do 3º termo. “É bem mais confortável, tanto no encosto quanto no assento, porque nas antigas não conseguia ficar muito tempo na mesma posição, a coluna começava a doer, e na nova não”.

O estudo comparou como ficavam as posturas dos acadêmicos sentados durante quatro horas em carteiras antigas e pelo mesmo período nas novas. Utilizando-se de um método que classifica de 0 a 10 uma escala de dor, as anteriores apresentaram grau 6, enquanto que as novas grau 2. “As carteiras antigas não possibilitavam ajuste corporal correto. Essas novas, pelo material e pela angulação de encosto e de assento, permitem que o aluno mantenha uma postura adequada”, diferencia Renata. Quando as pessoas ficam muito tempo em carteiras desapropriadas, podem ter “problemas posturais, fadiga muscular e desconforto, que levam a um quadro que futuramente pode causar dor lombar e desarmonia do sistema musculoesquelético”, diagnostica uma das autoras da pesquisa, a fisioterapeuta Luciana de Castro Mota.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem