CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Centro de referência prepara jovens para o primeiro emprego

Preparação inclui visitas e uma delas contempla a universidade enquanto instituição de formação profissional


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Centro de referência prepara jovens para o primeiro emprego
Alunos do Cras no laboratório de rádio da Facopp
Foto: João Paulo Barbosa Centro de referência prepara jovens para o primeiro emprego
Visitantes e a equipe de recepção do +Unoeste
Foto: João Paulo Barbosa Centro de referência prepara jovens para o primeiro emprego
Visita dos alunos do Colégio Braga Mello


Jovens com idades que vão dos 16 aos 24 anos são preparados para o primeiro emprego, pelo Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do bairro Augusto de Paula, na zona norte de Presidente Prudente. O conteúdo programático é desenvolvido durante três meses, incluindo visitas como a recentemente feita na empresa Staner e a desta segunda-feira (8) na Unoeste. São ações que possibilitam abrir o horizonte para o mercado de trabalho, conforme a assistente social Katiany Alves Esteves.

A escolha sobre a universidade recaiu por ser uma instituição de formação profissional no mais amplo sentido, proporcionado pelo Ensino, Pesquisa e Extensão. Recepcionados pelo programa +Unoeste, os jovens estiveram no Acervo Educacional de Ciências Naturais (Aecin), nos laboratórios de sala e bar, confeitaria e cozinha, do curso de Gastronomia; e nos laboratórios dos cursos de comunicação social – fotografia, jornalismo e publicidade.

Comparecem 22 alunos do Cras, do Augusto de Paula e no núcleo do Jardim Sabará, localizado na zona oeste. Eles são do curso preparação para o 1º emprego e do programa Ação Jovem. Alguns da preparação já concluíram o ensino médio, enquanto os da ação ainda estão estudando. Tem jovem que trabalha, já que o curso é semanal. Um deles é servente de pedreiro e na preparação para a visita à Unoeste despertou a curiosidade pela área da engenharia civil.

Conforme Katiany é um trabalho de “formiguinha” e, para eles, conhecer o universo do ensino superior tem um significado muito grande. Outras turmas do Cras também já visitaram a Unoeste, pelo menos duas. Antes de cada visita são orientados sobre o que irão encontrar. Depois, o assunto é retomado para saber se as expectativas foram atingidas e qual a área de interesse de cada um. Em outros cursos, como o de panificação, tem gente sobrevivendo daquilo que aprendeu no Cras, centro vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social.

Além de Katiany, os alunos visitantes estiveram acompanhados da também assistente social Tamara Nomura Nozawa e dos psicólogos Seiji Maniwa, Dieimis de Souza e Maria Aparecida Zangirolami. Pelo + Unoeste, a recepção foi da coordenadora de ações culturais, esportivas e sociais da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) Graziella Plaça Orosco de Souza, acompanhada pelos estagiários: Douglas Bento, João Leonardo Gomes Dias Tonon, Daniela Tenório e Deborah Marino de Matos.

No curso de Gastronomia a apresentação foi do coordenador Ulisses Dias de Souza, enquanto que na Faculdade de Comunicação Social (Facopp) as explicações foram dadas pela professora Silvia Fraga, sendo que no laboratório de televisão houve a ajuda dos estagiários da TV Facopp, Stephaniee Melo e Roberto Kawasaki.

Braga Mello – Nesta terça-feira (9), pelo +Unoeste foram recebidos 50 alunos do 7º ano do ensino fundamental do Colégio Braga Mello. Eles estiveram acompanhados dos professores Cristiane Spolaor Celestino, de ciências; Ednilson Carlos Zandonadi, de matemática; e Laís Peres Mineguesso, de português. As visitas foram no Aecin e Centro Zootécnico, recepcionados por Graziella e Bento.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem