CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Conferência da saúde municipal discute educação do usuário

Também são cobradas dos profissionais ações de humanização no atendimento aos usuários do sistema único


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Conferência da saúde municipal discute educação do usuário
Um dos quatro grupos durante debate de temas específicos
Foto: João Paulo Barbosa Conferência da saúde municipal discute educação do usuário
Debate em grupos contou com a interpretação de sinais
Foto: Divulgação Conferência da saúde municipal discute educação do usuário
Mesa de abertura da Conferência Municipal de Saúde


A relatoria da 6ª Conferência Municipal de Saúde trabalha a segmentação das propostas levantadas por quatro grupos e apresentadas em plenária, para que voltem a ser debatidas na etapa regional, dias 26 e 27 deste mês. Haverá ainda as etapas estadual e nacional, respectivamente em julho e novembro deste ano. Os debates ocorrem em quatro eixos, com vários assuntos em pauta. Sexta-feira à noite (12) e sábado (13) o dia todo, mais de 200 envolvidos – usuários, servidores, estudantes de cursos da saúde, representantes de moradores de bairros e órgãos de classe – discutiram como melhorar os serviços e atendimentos. A discussão passou pela educação do usuário e humanização dos servidores. A exemplo da etapa local, a regional será realizada na Unoeste, no campus II.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdinei Vanderlei da Silva disse nesta segunda-feira (15) que o debate entre representantes de todos os envolvidos no processo da saúde pública tem apresentado bons resultados em Presidente Prudente. Ao longo dos últimos seis anos, as conferências têm contribuído para valorizar eficiências e corrigir deficiências, mas que ainda é muito debatida a questão da humanização preconizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Usuários reclamam dos servidores que mal olham nos olhos do paciente. Porém, também entendem a necessidade da educação do usuário, considerando os que marcam consultas e não comparecem; os que querem atestado médico para faltar ao trabalho; e os que não têm paciência de esperar alguns minutos para o atendimento.

Fez parte das discussões a relação usuário e servidor, especialmente nos debates dos quatro grupos, nos quais foram tratados dos seguintes assuntos: 1- direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; 2- participação social; financiamento do sistema e relação público-privado; 3- valorização do trabalho, educação e saúde; informação, educação e inovação no sistema; e 4- ciência, tecnologia e inovação no sistema; reformas democráticas e populares do Estado.  Por intermédio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), a Unoeste está plenamente inserida nos debates, por meio de cursos da área de saúde, com professores e alunos, inserindo residentes no Hospital Regional (HR).

Na noite de sexta-feira no auditório Ipê, a solenidade de abertura contou, além de Silva, com as participações do diretor da Diretoria Regional de Saúde (DRS-11) Jorge Yochinobo Chihara, órgão da Secretária de Estado de Saúde; prefeito Milton Carlos de Melo “Tupã”; secretário municipal de saúde Sérgio Cordeiro; e do procurador da República na região de Presidente Prudente, Tito Lívio Seabra. O cerimonial foi conduzido pela coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) – regional, Cidinha Rodrigues. Os pronunciamentos seguiram o tema da conferência: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem