CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Cursos da saúde prestam serviços há 5 anos no Brasil Novo

População recebe ações educativas, preventivas e cidadãs, enquanto alunos aprendem e podem pesquisar


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Cursos da saúde prestam serviços há 5 anos no Brasil Novo
Além de palestra, grávidas são presenteadas com enxovais e café saudável
Foto: Matheus Teixeira Cursos da saúde prestam serviços há 5 anos no Brasil Novo
Estudantes verificam se crianças têm cáries e orientam sobre escovação
Foto: Matheus Teixeira Cursos da saúde prestam serviços há 5 anos no Brasil Novo
Juntos, alunos e professores dos cursos falam sobre prevenção de câncer


São cinco anos de grandes atividades educativas, preventivas e cidadãs feitas pelo programa de extensão “Promoção de saúde no Brasil Novo”, o qual professores e alunos dos cursos superiores da área saúde da Unoeste vão a escolas públicas e à Unidade Básica de Saúde (UBS) desse bairro de Presidente Prudente para melhorar a qualidade de vida da população, com atendimentos humanizados, acolhedores e resolutivos. Também é uma forma de inserir os universitários nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), torná-los mais críticos e reflexivos e incentivá-los à produção de pesquisas científicas.

A graduação em Nutrição é uma das que participam e, na última quarta-feira (3), alunas palestraram, com outros cursos, sobre câncer. E em atividade exclusiva, falaram de alimentação saudável e adequada para gestantes, já que durante este período as necessidades nutricionais aumentam. “É preciso supri-las tanto do organismo materno quanto do feto para que se tenha um bom desenvolvimento do bebê e uma manutenção e recuperação do organismo da mãe”, declara a professora Grace Francéli Quintana Facholli Garcia. Maus hábitos alimentares, seja carência nutricional ou obesidade, de acordo com a docente, podem levar a grávida a desnutrição, anemia, hipertensão, diabetes e também ao bebê, seja no nascimento ou na vida futura. “Um equilíbrio na alimentação da gestante vai fazer com que ela tenha boa gestação e que gere um bebê saudável”, diz Grace.

No mesmo dia estiveram Farmácia, Fisioterapia e Odontologia, prestando serviços, na UBS, de aferição de pressão arterial, coleta de sangue, orientações posturais, visita domiciliar e caminhada. Na escola municipal Professora Jovita Terin, houve verificação de cárie em crianças, que também aprenderam sobre higiene bucal e, caso necessitem, são encaminhadas à Clínica de Odontologia da Unoeste. “É importante a universidade ter essa atitude de levar informações para pessoas carentes para que tenham mais conhecimento sobre saúde e coloquem em prática tudo aquilo que conseguimos passar”, discursa Renan Moses Ribeiro, estudante do 7º termo de Odontologia, que aponta que os acadêmicos também ganham com a ação. “Aprendemos muito com eles, uma dúvida simples nos leva a pensar no que aprendemos no curso para podermos responder de forma correta”.

Muitas pessoas são atendidas pela Unoeste durante cada semestre, entre elas a aposentada Maura Carvalho Cremonezi, de 76 anos. Ela, que caminha toda semana no sítio onde mora, como uma das formas de controlar a hipertensão, é exemplo de simpatia e vitalidade. Durante as palestras é sempre participativa, fala tudo que sabe e tira as dúvidas que tem. “Explicam sobre alimentação, o que pode ou não comer, e isso é muito bom, não perco de jeito nenhum!”. Como vai há dez anos à UBS do Brasil Novo de Presidente Prudente e, portanto, comparece às atividades da universidade desde o início, tem conhecimento de sobra para falar se vale a pena. “O pessoal é muito educado, adoro todos, gosto muito daqui e recomendo, porque recebo prevenção da saúde”, indica Maura.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem