CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Docentes participam de capacitação sobre empreendedorismo

Iniciativa desenvolvida pelo Sebrae, por meio de parceria com a Unoeste, foi realizada entre os dias 15 e 17 de junho


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Docentes participam de capacitação sobre empreendedorismo
Professores utilizaram a criatividade para apresentar, no último dia da capacitação, um plano de negócios
Foto: Gabriela Oliveira Docentes participam de capacitação sobre empreendedorismo
Atividade foi conduzida pelos profissionais do Sebrae, Adriano Albertin e Juliana Vioto
Foto: João Paulo Barbosa Docentes participam de capacitação sobre empreendedorismo
Evento desenvolvido em três módulos contou com momentos teóricos e práticos


Com o intuito de formar profissionais empreendedores, a Unoeste firmou parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A entidade desenvolveu, entre os dias 15 e 17 de junho, uma capacitação para cerca de 60 pessoas, entre professores e coordenadores de cursos de graduação da universidade.

De acordo com a assistente da Pró-reitoria Acadêmica (Proacad), Lucimara Carvalho de Andrade Sanches, a atividade visa a preparação dos participantes para a abordagem do tema Empreendedorismo na sala de aula. “A proposta é que esse assunto se torne uma disciplina, inserida na matriz curricular de todas as graduações”.

A atividade foi conduzida pelo consultor do Sebrae, Adriano Albertin e pela gestora do Programa de Educação Empreendedora na regional de Presidente Prudente (SP), Juliana Vioto. “Trabalhamos com dois grandes eixos: comportamental e técnico, por meio de três módulos. O primeiro enfatiza o empreendedor, o segundo mercado e oportunidades. Por fim, o terceiro contempla o plano de negócios. Para abordar esses tópicos utilizamos uma dinâmica que combina teoria e prática, que tem como foco principal a questão metodológica”, diz Albertin.

Segundo ele, o mercado exige capacidade e competências empreendedoras, independentemente da área de atuação. “É importante disseminar a cultura empreendedora nos universitários de todas as áreas do conhecimento. Assim, perceberão a relevância desse tipo de comportamento para a vida profissional e pessoal”, completa.

Claudia de Oliveira Lima Coelho, diretora da Faculdade de Odontologia (Fopp) da Unoeste acredita que empreender faz parte do dia a dia da profissão. “No nosso caso, pretendemos, inicialmente, introduzir o assunto num projeto de extensão”.

A coordenadora acadêmica de Medicina Veterinária, Rosa Maria Barilli Nogueira, revela que a disciplina de Empreendedorismo foi inserida no primeiro semestre de 2015 nesta graduação. “Queremos que o acadêmico adquira uma visão empreendedora, desde o ingresso na universidade, para que tenha um bom embasamento, caso queira abrir o próprio negócio, ou até mesmo para atuar em qualquer segmento veterinário”.

Álvaro Costa Jardim Neto ministra aulas sobre empreendedorismo nos cursos de Administração e Gestão em Recursos Humanos. Para ele, também foi interessante participar da capacitação. “Esse tipo de ação nos faz perceber que a Unoeste acredita que o docente é uma ferramenta chave para o sucesso da instituição. Ficarei satisfeito em poder aplicar essas práticas, principalmente quando se referem às questões metodológicas de ensino”.

O professor da Faculdade de Comunicação Social (Facopp) da Unoeste, Anderson Cirilo de Paula Souza é o responsável pela disciplina de Empreendedorismo, no curso de Publicidade e Propaganda. “É muito bom adquirir uma visão dessa abordagem com pessoas que são especialistas no assunto. A experiência é diferenciada e contribuirá para a minha atuação em sala de aula”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem