CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Escola Catarina Martins Artero quer implantar horta suspensa

Professora busca subsídios em visita à horta da Unoeste e ação integra Semana Municipal do Meio Ambiente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Escola Catarina Martins Artero quer implantar horta suspensa
Visita à horta da Unoeste: alunos da Escola Catarina Martins Artero
Foto: João Paulo Barbosa Escola Catarina Martins Artero quer implantar horta suspensa
Orientação sobre cultivo de hortaliças, por Magro e Letícia
Foto: João Paulo Barbosa Escola Catarina Martins Artero quer implantar horta suspensa
Visita de alunos da Escola Municipal Domingos Ferreira de Medeiros


Está em planejamento a implantação de horta suspensa na Escola Municipal Professora Catarina Martins Artero, localizada na Vila Maristela – zona norte de Presidente Prudente. A proposta tem à frente a professora das disciplinas de artes e educação e cidadania, Lealcy dos Santos. Em busca de subsídios, esteve nesta sexta-feira (12) na horta da Unoeste e planeja visita na Escola Municipal Domingos Ferreira de Medeiros, que fica no Jardim Guanabara – zona leste, onde ocorreu a proposta piloto do projeto Desenvolvimento de Hortas Suspensas, viabilizado pela Coordenadoria de Ações Culturais, Esportivas e Sociais da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste.

As hortas suspensas são em locais que não possuem espaços para canteiros. Na escola Domingos foi implantada em prateleiras, instaladas numa área externa. Verduras e legumes são plantados em baldes plásticos reutilizados, contemplando assim a sustentabilidade. Na escola Catarina a intenção é usar o muro para pendurar baldes ou garrafas pets, no mesmo molde que um grupo de 17 alunos replantou mudas de alface em dinâmica realizada na horta da universidade, orientada pelos alunos do Programa de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Bruno Magro e Letícia Costa.

Os alunos do 2º ano do primeiro ciclo do ensino fundamental, inseridos no programa de educação integral e integrada Cidadescola – desenvolvimento pela Secretaria Municipal de Educação, receberam orientação sobre como produzir adubo orgânico utilizando cascas de alimentos e ovos, como plantar as sementes, desenvolver e replantar as mudas.

A visita fez parte da programação da 3ª Semana do Meio Ambiente e Reciclagem, realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente que tem a Proext entre os parceiros, com as ações organizadas pela coordenadora de cultura, esporte e social Graziella Plaça Orosco de Souza. Os visitantes foram recepcionados por Graziella e equipe, incluindo os estagiários do curso de Ciências Biológicas Douglas Bento, Daniela Tenório, Deborah Marino de Matos e João Leonardo Gomes Dias Tonon.  

Visita + Unoeste – Na quinta-feira (11) a visita foi dos alunos da Escola Municipal Domingos Ferreira de Medeiros, acompanhados pela professora comunitária Andréia Lyria de Alencar Bassanezi, professora de orientação de estudo e leitura Laura Regina Maciel, a estagiária Cíntia Regina Marques e o oficineiro de esporte Thiago Constantino Barbosa. A recepção também foi por Graziella e equipe. Porém, por outro programa da Proext: o +Unoeste, que atende as visitas agendadas e orientadas.  Mais de 40 alunos conheceram o Acervo Educacional de Ciências Naturais (Aecin) e laboratórios da Faculdade de Comunicação Social (Facopp).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem