CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estado oferece diretrizes para educação ambiental municipal

Coordenador estadual orienta como implantar programa através de processo participativo de construção coletiva


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Estado oferece diretrizes para educação ambiental municipal
Ferreira: palestra enaltecida por Cidinha, em nome da Proext
Foto: João Paulo Barbosa Estado oferece diretrizes para educação ambiental municipal
Ferreira falou sobre Programa Municipal de Educação Ambiental


A 3ª Semana Municipal do Meio Ambiente e Reciclagem reservou espaço especial para apresentação das diretrizes pedagógicas ofertadas pelo Estado ao Programa Municipal de Educação Ambiental. Esteve em Presidente Prudente Gilson Ferreira, da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), órgão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Na manhã desta quarta-feira (10), o coordenador falou para um seleto grupo de profissionais da educação e áreas afins, em mesa-redonda precedida de palestra, na qual professoras do programa municipal de educação integral e integrada Cidadescola apresentaram concepções e práticas de educação ambiental na Rede Municipal de Educação.

As abordagens centraram-se na proposta de educar para conservar, com a apresentação das diretrizes pedagógicas para educação ambiental, as quais devem considerar os objetivos, potenciais participantes, linhas de ação, metas, educação formal e informal. Devem ainda compreender o cenário socioambiental do município e mobilizar a comunidade com qualificação e incentivo para participar da gestão. Conforme o coordenador, na implantação é relevante levantar as ações, projetos e programas da educação ambiental no município e os setores envolvidos. Chamou a atenção para utilização dos parques estaduais, como é o caso do Morro do Diabo na região de Prudente, como espaços privilegiados para a educação ambiental.

“Esses espaços não são apenas de lazer. São áreas realmente privilegiadas, especialmente para as crianças. Elas conseguem compreender a necessidade de proteção ao meio ambiente e assumem comportamento de solidariedade ambiental, que levam para a vida toda, construindo uma cultura que sobreviverá nas próximas gerações”, pontuou Ferreira para fazer apelo à reflexão e o repensar estratégias pedagógicas inclusivas, num processo participativo de construção inclusiva. Sua fala foi enaltecida pela coordenadora de ações extensivas gerais da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) Cidinha Martines, que falou em nome da pró-reitora Dra. Angelita Ibanhes de Almeida de Oliveira Lima. Também agradeceu os participantes, entre os quais esteve presente o promotor de Justiça do Meio Ambiente, André Luís Felício Tuffy.

O programa municipal foi apresentado pelas professoras Maria de Cássia Omito, Márcia Satomi Tsuda e Sandra Aparecida Tavares Barbosa Nascimento, juntamente com a diretora do programa Cidaescola, Isabel Cristina Riqueti. A mesa-redonda ocorreu no auditório Ipê pela manhã, no campus II da Unoeste, com a organização da coordenadora de ações culturais, esportivas e sociais da Proext, Graziella Plaça Orosco de Souza. A Semana é uma realização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que tem a universidade entre os parceiros e envolvimento direto na seguinte programação: terça-feira (9) apresentação do Coral Unoeste e palestra; quarta-feira (10) mesa-redonda; quinta-feira (11) visita de alunos da Escola Municipal Domingos Ferreira de Medeiros ao campus II; sexta-feira (12) oficina de horta suspensa, na horta da Unoeste, às 9h30; sábado (13) 8º Mutirão do Lixo Eletrônico, no Parque do Povo e no Ana Jacinta, a partir das 8h, e domingo (14) com o Manhã Divertida, no Balneário da Amizade.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem