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Pesquisa revela fragilidade sobre leitura do ProJovem Urbano

Análise do material didático-pedagógico do programa de inclusão constata limitação sobre as representações


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Foto: João Paulo Barbosa Pesquisa revela fragilidade sobre leitura do ProJovem Urbano
Itamar José Bressan: aprovado para o título de mestre em Educação
Foto: João Paulo Barbosa Pesquisa revela fragilidade sobre leitura do ProJovem Urbano
Banca avaliadora: doutoras Helena, Ana Luzia e Raimunda
Foto: João Paulo Barbosa Pesquisa revela fragilidade sobre leitura do ProJovem Urbano
Bressan com as doutoras Raimunda, Ana Luzia e Helena


Amparado em aporte teórico sobre práticas de leitura, ancorado nos estudos do historiador francês Roger Chartier, Itamar José Bressan desenvolveu pesquisa para analisar o material didático-pedagógico do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o ProJovem Urbano, e com isso fomentar ações voltadas à promoção da cidadania aos educandos. “O material tem limitações e a busca de bons resultados depende muito do trabalho do educador com o educando. O material tem certa fragilidade ao não contemplar a plenitude da formação crítico-reflexiva”, disse o autor do estudo, logo após ter feito a defesa pública de sua dissertação no Programa de Mestrado em Educação, na quarta-feira (24), junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste.

Conforme a orientadora Dra. Raimunda Abou Gebran, o trabalho procurou analisar as representações de leitura do programa federal, buscando destacar como proporciona a formação cidadã aos inseridos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que se encontram na faixa etária de 18 a 29 anos e que estão no projeto para concluir o ensino médio. O estudo possibilitou a percepção de que o material, na tentativa de realização do processo de formação cidadã, é bastante tímido. Então, cabe ao professor o compromisso de assumir o trabalho de desenvolver o processo de formação que promova a cidadania.

“Se o professor não tiver autonomia e potencialidade para aprofundar o material numa situação sociocrítica, o trabalho permanece numa sistematização técnica”, comentou a orientadora do estudo, que empregou a metodologia qualitativo-interpretativa, com os dados obtidos por meio de análise documental do material de apoio pedagógico colocado à disposição dos educadores e educandos, que são o Manual do Educador e o Guia de Estudos. A dissertação recebeu o título “Representações de Leitura no Material Didático-pedagógico do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem Urbano”.

Junto à Dra. Raimunda, estiveram na banca de avaliação suas colegas Helena Faria de Barros e Ana Luiza Videira Parisotto, convidada da Unesp em Presidente Prudente. Bressan foi aprovado para receber o título de mestre em Educação, pela Unoeste.  Graduado em letras pela Universidade Federal do Mato Grosso e especialista em ensino de língua, Bressan é professor efetivo no município de Cuiabá e no Estado, coordena o ProJovem na esfera estadual .

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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