CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Facopp realiza 7ª edição do Top of Mind nesta quarta-feira

Principal pesquisa de mercado da região vai premiar as 41 marcas mais lembradas pelos consumidores de Presidente Prudente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Marlene Reverte Facopp realiza 7ª edição do Top of Mind nesta quarta-feira
Pesquisa foi aplicada nos dias 14 e 15 de março, em 11 bairros de Presidente Prudente
Foto: Estevão Salomão Facopp realiza 7ª edição do Top of Mind nesta quarta-feira
Professor Anderson Cirilo, coordenador do Top of Mind, dá treinamento aos alunos sobre como aplicar a pesquisa


A Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp), da Unoeste, realiza na próxima quarta-feira (3) a cerimônia de premiação da 7ª edição do Top of Mind Facopp. O evento acontecerá às 20h, no Teatro Cesar Cava, no campus I da universidade, e é aberto à comunidade.

Trata-se de uma pesquisa de mercado, cadastrada regularmente nos órgãos competentes, e organizada anualmente pela Faculdade de Comunicação Social, com o comprometimento de professores e alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, da Unoeste. O evento beneficia tanto os alunos, que têm a oportunidade de vivenciar na prática as teorias de sala de aula, como os empresários que acabam por ter suas marcas e produtos divulgados, além de incentivá-los a investir cada vez mais na comunicação da marca para que seu nome não esfrie na cabeça do consumidor.

Segundo o professor Anderson Cirilo, coordenador do projeto, desde o início o objetivo sempre foi focar nas marcas atuantes em Prudente, sejam elas locais ou nacionais, desde que estejam presentes aqui. “Queremos saber quem está trabalhando bem a sua comunicação e as estratégias de marketing. Mas principalmente, quem consegue se destacar e está na cabeça das pessoas.”

Os ganhadores de cada uma das 41 categorias são revelados em uma cerimônia especial. Segundo Cirilo, uma das grandes satisfações da organização é que muitos empresários acabam levando as equipes para torcer, até uniformizados para comemorar. “Isto mostra como o evento já se tornou uma competição saudável.”

A cerimônia de premiação, nesta quarta-feira (3), também é aberta à comunidade em geral. “Até porque a finalidade é justamente prestar um serviço à população prudentina, que fica conhecendo quais são as marcas que estão mandando bem e sendo lembradas pelos consumidores”, explica a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Larissa Crepaldi Trindade.
 
Pesquisa – As marcas mais lembradas foram eleitas a partir do contato pessoal dos pesquisadores da Facopp com a população prudentina. O trabalho de pesquisa do Top of Mind 2015 começou em fevereiro e a tabulação dos resultados terminou na última semana de maio.

No total, 935 questionários foram aplicados na cidade por 11 grupos de alunos da Facopp, sob supervisão de monitores e professores. Cerca de 170 estudantes (Publicidade e Jornalismo) colaboraram nesta etapa. A pesquisa foi realizada em 11 bairros de Presidente Prudente, levando-se em conta a realidade socioeconômica da cidade. A metodologia usada é a mesma do ‘Top of Mind’ da Folha de S. Paulo, promovido há mais de 20 anos. Segundo Cirilo, o aplicador dá quatro segundos para que o entrevistado responda a pergunta sobre qual a marca que lhe vem imediatamente à cabeça em determinada categoria.
 
Categorias – Marca em geral; Água mineral; Agência de Turismo; Academia de Ginástica; Loja de Carro Multimarca (Garagem); Concessionária de Carros; Bares; Colégio Particular; Escola Infantil; Escola de Línguas; Escola de Informática; Faculdades e Universidades; Farmácia ou Drogaria; Farmácia de Manipulação; Supermercado; Joalheria ou Relojoaria; Hotel; Motel; Roupa Esportiva; Buffet Infantil; Móveis e eletrodomésticos; Padaria ou panificadora; Loja de material de construção; Imobiliária; Loja de tintas; Ótica; Posto Combustível; Concessionária de Motos; Revista Prudentina; Rádio AM; Rádio FM; Emissora TV; Sorveteria; Hamburgueria; Lanches; Casa de Carnes; Cafeteria; Pet Shop; Hospital; Loja Brinquedos e Colunista Social.
 
Por Nayrine Oliva, da Assessoria de Imprensa da Facopp

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem