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Fatores que interferem na avaliação externa são analisados

Rotatividade de professores, troca da direção e espaço físico em reforma influem em baixo desempenho, de acordo com estudo


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Foto: João Paulo Barbosa Fatores que interferem na avaliação externa são analisados
Giovanni Nanni: aprovado para receber o título de mestre em Educação
Foto: João Paulo Barbosa Fatores que interferem na avaliação externa são analisados
Banca examinadora: doutores Érika, Santos Filho e Ângela
Foto: João Paulo Barbosa Fatores que interferem na avaliação externa são analisados
Giovanni Nanni com os doutores Santos Filho, Érika e Ângela


A alternância de desempenho de uma escola pública estadual paranaense em avalições externas foi objeto de estudo do professor formado em administração de empresas Giovanni Nanni, ao desenvolver pesquisa no Programa de Mestrado em Educação, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste. Fatores que interferiram no baixo desempenho foram: rotatividade de professores, troca da direção e espaço físico em reforma. Quando concluída a reforma, a retomada da direção e redução de atividades, ocorreu exatamente o contrário: alto desempenho no Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb) e na Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, conhecida como Prova Brasil; ratificados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep).

O estudo de caso recebeu abordagem qualitativa, recorrendo à pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada como instrumentos para obtenção de dados. Foram sujeitos da pesquisa o diretor e a coordenadora pedagógica da escola. Os dados coletados, referente ao período de 2007 a 2011, foram tratados na perspectiva de análise de conteúdo. A dissertação recebeu o título “Desempenho de uma Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental no Ideb e Rendimento de seus Alunos na Prova Brasil – Um Estudo de Caso”, com a defesa pública nesta quinta-feira (25).

A orientação foi do Dr. José Camilo dos Santos Filho, que recebeu na banca avaliadora as doutoras Érika Porcelli Alaniz e Ângela Mara de Barros Lara, convidada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Um dos pontos observados na avaliação foi o de que o autor da pesquisa não generalizou aquilo que é particular, ao manter o foco na escola onde desenvolveu o estudo e não tomar o resultado como se fosse a mesma coisa em outras escolas. Giovanni Nanni foi aprovado para receber o título de mestre em Educação.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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