CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Plantas podem transmitir sinal de falta de água entre elas

Comunicação aumenta a estabilidade das populações vegetais e isso influencia nas próximas gerações


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Plantas podem transmitir sinal de falta de água entre elas
Toledo: aprovado para receber o título de mestre
Foto: João Paulo Barbosa Plantas podem transmitir sinal de falta de água entre elas
Banca examinadora: doutores Almeida, Maia e Silva
Foto: João Paulo Barbosa Plantas podem transmitir sinal de falta de água entre elas
Toledo com os doutores Maia, Silva e Almeida


No campo da ciência vegetal, onde estudos mostram plantas como seres que têm comportamento inteligente, o biólogo Gabriel Ricardo Aguilera de Toledo desenvolveu complexo estudo científico sobre a transmissão de sinal de falta de água entre plantas, utilizando dois experimentos para avaliar efeitos: sobre temperatura e pressão de turgor foliar. Foi constatado que as plantas podem realmente transmitir sinal de falta de água entre elas e que essa comunicação aumenta a estabilidade das populações, sendo possível que as mais estáveis possam ter mais chances de deixar mais descendentes para próximas gerações.

A pesquisa feita no Programa de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, ofertado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, foi desenvolvida no Laboratório de Inteligência em Plantas e Ecofisiologia “Ulticher Lüttge” (Lipeul), com equipamentos da Stoller do Brasil e financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação (MEC).  Toledo foi orientado pelo Dr. Gustavo Maia Souza e a defesa pública de sua dissertação ocorreu na quarta-feira (3), avaliada pelos doutores Paulo Antonio da Silva e Luiz Fernando Rolim de Almeida, da Unesp em Botucatu.

Dentre os elogios feitos ao trabalho, Almeida pontuou o teor do texto, a direção dada à pesquisa e o raciocínio de como interpretar as condições da natureza em geral. “Isso por si só o diferencia de muitos biólogos. Se aventurar numa linha de pesquisa como essa é algo diferente do que estamos acostumados a ver”, disse para parabenizar o orientador, por dar liberdade ao orientando de explorar sua característica ao seu próprio favor. Toledo foi aprovado para receber o título de mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, pela dissertação “Transmissão de Sinal de Falta de Água entre Plantas: Efeitos sobre a Temperatura e a Pressão de Turgor Foliar”, clique aqui e confira mais informações sobre o estudo.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem