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Tecnologia facilita a vida de alunos com deficiência visual

Para lidar com as ferramentas de informação e comunicação, professor necessita de preparo em sua formação


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Foto: João Paulo Barbosa Tecnologia facilita a vida de alunos com deficiência visual
Jessé Pessoa: aprovado para receber o título de mestre
Foto: João Paulo Barbosa Tecnologia facilita a vida de alunos com deficiência visual
Banca avaliadora: doutoras Adriana, Raquel e Doracina
Foto: João Paulo Barbosa Tecnologia facilita a vida de alunos com deficiência visual
Pessoa com as doutoras Raquel, Doracina e Adriana


As tecnologias de informação e comunicação, quando utilizadas na sala de recurso multifuncional como tecnologia assistiva, constituem num importante fator no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência visual. Todavia, para que isso ocorra, é necessário que a formação do professor aconteça adequadamente. São considerações de Jessé Pessoa da Silva, conforme pesquisa que produziu no Programa de Mestrado em Educação, ofertado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste.

Na quarta-feira (3), Pessoa fez a defesa pública de sua dissertação sobre uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aplicadas como tecnologia assistiva na construção do conhecimento dos alunos com deficiência visual, que frequentam salas de recursos multifuncionais. Foram dois os sujeitos da pesquisa, na condição de serem apenas eles alunos em tais condições no ano letivo de 2015 em duas escolas da rede estadual de ensino de um município do Mato Grosso do Sul.

Além dos estudantes, também foram sujeitos da pesquisa as professoras das respectivas salas de recursos multifuncionais frequentadas pelos dois alunos; e os professores que os atenderam no ensino regular. O pesquisador aplicou o procedimento de estudo de campo, por meio de instrumentos de coleta de dados, que foram análise de documentos, observações e entrevistas. O minucioso trabalho recebeu a orientação da Dra. Raquel Rosan Christino Gitahy.

A banca examinadora esteve composta pela orientadora e pelas doutoras Adriana Aparecida de Lima Terçariol e Doracina Aparecia de Castro Araújo, convidada da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Pessoa foi aprovado para receber o título de Mestre em Educação, outorgado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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