CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ação da Unoeste é noticiada pelo portal do Projeto Rondon

Oficinas sobre aproveitamento total de alimentos são realizadas juntamente com a PUC do Paraná, em Acorizal (MT)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: José Tramontin Ação da Unoeste é noticiada pelo portal do Projeto Rondon
Fernanda Takabatake, estudante do curso de Enfermagem na Unoeste
Foto: André Jonsson Ação da Unoeste é noticiada pelo portal do Projeto Rondon
Recepção das 31 equipes do Rondon no 44º Batalhão, em Cuiabá

 
A participação da Unoeste na Operação Bororós, realizada pelo Projeto Rondon no Estado do Mato Grosso (MT), ganha destaque no portal alimentado pelo setor de comunicação do Ministério da Defesa. A notícia produzida por Millena Sartori, ilustrada com fotos de José Tramontin, pode ser conferida neste link.

Veja o conteúdo:

Texto: Millena Sartori

“Cultivo, preparação e reaproveitamento de alimentos marcam a manhã do segundo dia (14/7) da Unoeste e da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) no Projeto Rondon. As duas universidades promoveram uma manhã temática na cidade de Acorizal, dividida em quatro etapas.

A primeira foi uma palestra sobre as práticas de higiene para manipulação de alimentos, que contou com informações sobre os riscos de contaminação e as doenças decorrentes da falta de higienização correta. Também foram abordadas formas de evitar problemas como esses e dicas básicas sobre o que não se deve fazer – como mexer no celular e no cabelo, por exemplo, como conta a professora Raquel Camargo, da Unoeste. “Uma coisa é cozinhar para a família, outra é cozinhar para pessoas de fora, que dependem de você”, completa Raquel.

A atividade foi direcionada para merendeiras e agentes de saúde da cidade. Para a rondonista Fernanda Takabatake, acadêmica de Enfermagem da Unoeste, essas pessoas já têm vícios na forma de trabalhar, mas que podem mudar a partir dessas capacitações: “Se de dez coisas que ensinamos elas mudarem pelo menos uma, isso já terá um grande efeito no seu modo de preparo de comida”.

Outra ação que fez parte do ciclo foi a primeira parte da revitalização da horta da Escola Estadual Pio Machado, que visa produzir alimentos sustentáveis com redução de custos com verduras e hortaliças. O professor de ciências e biologia daquela instituição, Sandro Madalena, relatou que seus alunos ficaram empolgados com o Projeto, e que pretende continuar com a renovação do espaço. “Quando ouço conhecimentos como esses, vindos da universidade, me sinto reciclado. E são coisas simples, como saber que manjericão afasta formigas, que fazem a diferença no final”, afirma o professor.

A revitalização de hortas é uma oficina realizada todos os anos pela PUCPR, segundo o aluno de ciências biológicas Mateus Jorel Matozo. Para ele, “trabalhar com a terra é muito importante, pois enquanto você solicita um médico ou engenheiro uma vez por ano, usa a agricultura três vezes por dia”.

A manhã de atividades contou ainda com receitas de aproveitamento – como um bife feito de casca de banana – e com oficinas de produção de compotas. “A pessoa tem o pé em casa, natural, sem agrotóxicos, com fácil acesso, e assim pode tanto usar para consumo próprio quanto para venda, o ano todo”, sugere a rondonista Karoline Ferreira de Oliveira, acadêmica de Serviço Social da PUCPR”.
 
Relato – A jornalista e estudante de Publicidade Ana Flávia Mello, que faz parte da equipe de rondonistas da Unoeste, enviou relato sobre a participação dos alunos da Unoeste no Projeto Rondon, na cidade de Acorizal (MT), dizendo que a saída de Presidente Prudente ocorreu na sexta-feira (10), com chegada no mesmo dia em Cuiabá. Ficaram até sábado (11) na unidade local do Exército Brasileiro. No domingo (12), o deslocamento das equipes, para diferentes municípios, começou de madrugada: às 4h. Ao chegarem no alojamento, que é uma escola municipal, fizeram a limpeza das salas, desfizeram as malas e arrumaram os materiais a serem utilizados nas ações extensivas que têm transcorrido com normalidade. A operação será encerrada no dia 26 deste mês.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem