CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Codeter ganha adesão de consórcio e ampliará ações no Pontal

Da ideia inicial de implantar serviço de inspeção sanitária surgiu a possibilidade de projetos integrados


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Codeter ganha adesão de consórcio e ampliará ações no Pontal
Enio Magro: adesão do Ciop ao Codeter em prol do desenvolvimento regional
Foto: Homéro Ferreira Codeter ganha adesão de consórcio e ampliará ações no Pontal
Mossoró: Suasa é o ponto de partida para várias outras ações no Pontal
Foto: Homéro Ferreira Codeter ganha adesão de consórcio e ampliará ações no Pontal
Reunião na sala de administração da Proext, no campus II da Unoeste


O Conselho de Desenvolvimento Territorial Rural (Codeter) do Pontal do Paranapanema recebe a adesão do Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Ciop). As partes se reuniram para formalizar a parceria, nesta terça-feira (29), na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), no campus II da Unoeste. A ideia inicial se prendia à formalização do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), para atender essencialmente produtores da agricultura familiar na inspeção e certificação sanitária animal e vegetal. Porém, abre-se um leque de ações em prol do desenvolvimento regional.

O secretário executivo do Codeter Josenilton Xavier do Amaral ‘Mossoró’ entende que a consolidação da Suasa será o ponto de partida para que os municípios da região do Pontal busquem, juntos e não mais individualmente como tem acontecido, recursos estadual e federal para serem aplicados em vários projetos de diferentes áreas, como as de saúde, educação e economia. Pensamento compartilhado pelo presidente do Ciop, o prefeito de Narandiba, professor Enio Magro; pela coordenadora de ações extensivas gerais de saúde da Unoeste, professora Cidinha Martines; e pelos demais participantes da reunião realizada no começo da tarde.

Criado em 2013 com proposta de ações exclusivas na área de saúde, o Ciop possui 26 municípios consorciados. Agora, seu estatuto será adequado para atuar em outras áreas, com as providências já tomadas pelo advogado Osiel Ferreira que, juntamente com a diretora do Ciop Dirce Mariotto, acompanhou o presidente na reunião. Na condição de prefeito, Magro esteve acompanhado da coordenadora municipal de Administração Ivani Aparecida Pereira e do vereador Donizete Pacheco. Pela Unoeste também participou a coordenadora do curso de Medicina Veterinária Gláucia Prada Kanashiro.

Além da adequação do estatuto à legislação pertinente, o Ciop será cadastrado no Sistema de Gestão de Convênios (Sincov), mantido pelo Ministério do Planejamento que gerencia os projetos de todos os ministérios. “É o começo de algo que não tem volta”, disse Magro que na reunião manifestou o entendimento de que o envolvimento da Unoeste tem grande peso para que os municípios consigam benefícios ofertados pelas políticas públicas dos governos estadual e federal. Disse que, em relação à adesão do Ciop ao Codeter, a pretensão é flexibilizar o desenvolvimento de várias ações socioeconômicas.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem