CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Delegação rondonista recebe visitas de comandante e ministro

Participar do Projeto Rondon é uma maneira de o estudante universitário confirmar ou descobrir sua vocação


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Delegação rondonista recebe visitas de comandante e ministro
Ministro Barroso: Projeto Rondon promove a interdisciplinaridade e as relações interinstitucionais
Foto: João Paulo Barbosa Delegação rondonista recebe visitas de comandante e ministro
Capitão Gomes, ministro Barroso e sub-tenente Santos com a equipe da Unoeste
Foto: João Paulo Barbosa Delegação rondonista recebe visitas de comandante e ministro
Restauração de livros pela equipe da Unoeste acompanhada pelo sub-tenente José Roberto de Paula Santos


Para o ministro do Superior Tribunal Militar (STM), José Barroso Filho, o Projeto Rondon é uma viagem para conhecer o Brasil, na qual o estudante universitário confirma ou descobre sua vocação, estabelecendo sua maneira de contribuir com o desenvolvimento nacional. Foi o que disse nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (21) ao visitar a delegação da Unoeste, juntamente com a da PUC de Curitiba (PR), alojadas na Escola Estadual Pio Machado no munícipio de Acorizal (MT), onde ocorrem ações da Operação Bororos. Barroso esteve na companhia do comandante da operação, capitão José Antonio Gomes da Silva, designado pelo Ministério da Defesa, em Brasília (DF).

Passando de promotor a magistrado de carreira, estadual e federal, Barroso já trabalhou em 23 dos 27 Estados da federação, de tal forma que conhece de perto as diferentes realidades brasileiras. Formado em direito pela Universidade Católica de Salvador, fez mestrado em direito econômico e pós em administração pública pela Universidade Complutense de Madri (Espanha). Com a visão de quem não se acomodou na sala com ar-condicionado, o ministro vê no Projeto Rondon uma rica oportunidade da interdisciplinaridade, associada às relações interinstitucionais, nesse caso entre a Unoeste e a PUC de Curitiba.

Para Barroso, o Projeto Rondon é também uma mensagem positiva para a academia, no sentido de que se promova cada vez mais a interconexão entre ensino, pesquisa e extensão. A prática extensionista se insere em uma realidade que é muito dinâmica, na qual o estudante vivencia a prática e, ao voltar para a sala de aula, fica mais comprometido e até cobra mais dos professores. Outra constatação do ministro é a de que, ao se prontificar para o voluntariado rondonista, o estudante se torna diferente, mostra ser alguém interessado e comprometido, praticando serviços voluntários em plenas férias escolares, quando poderia, por exemplo, estar na praia.

O entendimento de Barroso é que esses jovens estudantes devem aprender lições de vida em todos os momentos da vida universitária, mas especialmente nas atividades de extensão. Cita o exemplo de experiência rondonista vivida na região Amazônica – na qual foi juiz por nove anos –, quando o ônibus, em que estavam, atolou e foi o primeiro a descer para empurrar o pesado veículo. Como o ministro desceu, estudantes e professores desceram imediatamente, para juntos resolverem o problema. Moral da história: autoridade não é só para “mandar”, mas também para agir. “Numa região como a Amazônica sempre ando de botas. Assim, estou pronto para atuar em tal eventualidade”, comentou, no sentido de exemplificar, ao estudante universitário, que se prepare para a vida, não somente no sentido de sua atuação profissional.

Biblioteca – Após a visita das autoridades, às 6h, os rondonistas da Unoeste tomaram o café da manhã e se dirigiram à biblioteca municipal para restaurar livros e contribuir para a organização do acervo. À tarde promoveram as oficinas de higiene bucal para crianças, segurança do trabalho e de orientação de cuidados com a voz; para a noite ficou reservada palestra sobre prevenção à violência. Tem sido assim, repletos de atividades, os dias da equipe da Unoeste no Projeto Rondon, no município de Acorizal (MT) – envolvendo oito alunos, de diferentes cursos, coordenados pelos professores Raquel Camargo e Willys Tristão. As atividades começaram no dia 10 deste mês e prosseguem até domingo (26), com encerramento no 44º Batalhão de Infantaria, em Cuiabá (MT).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem