CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Educação ambiental mobiliza e transforma escola em Bernardes

Projeto de extensão, que contempla ensino e pesquisa, envolve comunidades escolar e do bairro Vila Nova


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Educação ambiental mobiliza e transforma escola em Bernardes
Flores e plantas medicinais, cultivadas em pneus
Foto: Homéro Ferreira Educação ambiental mobiliza e transforma escola em Bernardes
Professora Leila entre a horta e as floreiras
Foto: Homéro Ferreira Educação ambiental mobiliza e transforma escola em Bernardes
Santos, Claudiné, Carvalho, Denise, Aparecida e Leila


Ação ambiental promove satisfação aos alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Dona Júlia Fernandes Franzini, na medida em que seus espaços físicos externos se tornaram mais acolhedores. Jardinagem e horta foram instaladas pelo Projeto Educação Ambiental em Ambientes Escolares, desenvolvido pelo estudante de Engenharia Ambiental na Unoeste, Marcelo Júnior Marques Carvalho, com a orientação da professora Leila Maria Couto Esturaro Bizarro, com amplo apoio da direção da escola, pela qual responde a professora Claudiné Oliva. O projeto cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) também contemplou ensino e pesquisa, utilizado pelo estudante na produção do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), garantindo sua aprovação como engenheiro ambiental, avaliado pela orientadora e pelos professores engenheiros ambientais Elson Mendonça Felici e Isabela Marega Rigolim.
 
Após a aprovação na semana passada, Carvalho e sua orientadora estiveram na manhã desta quarta-feira (1) na escola para agradecer à professora Claudiné e sua equipe. Foram recebidos festivamente, também numa manifestação de gratidão pela expressiva contribuição dada à escola que fica na Vila Nova, um dos bairros mais antigos de Bernardes, situado numa área de vulnerabilidade social. Os espaços de jardim e horta foram demarcados com garrafas pets multicoloridas, com água e corante, dispostas de tal forma a permitir o escoamento da chuva. Além de flores, cheiro verde e verduras são cultivadas algumas plantas medicinais, tais como capim cidreira, erva-doce, hortelã e boldo; e até moranguinho. Os alunos ajudam a cuidar.
 
Mudas de árvores foram plantadas num dos lados da escola, para proteger sala de aula, cozinha e refeitório da incidência de raios solares.  Uma das áreas externas recebeu jardim com floreiras de pneus, onde a parede ganhou vida com desenhos coloridos, produzidos na oficina de grafite. As intervenções chamaram tanto a atenção, que já motivaram reportagem no SBT Interior, da TV Bernardes (a cabo) e na TV Facopp, emissora web da Faculdade de Comunicação de Presidente Prudente (Facopp/Unoeste). Carvalho manifesta satisfação com os resultados alcançados e, agora, não mais na condição de estudante, mas na de voluntário, irá fazer mais algumas intervenções na escola.
 
Morador de Álvares Machado (SP), o estudante manifestou interesse pela escola do município vizinho quando lá esteve para apresentar o Projeto Curupira, no fim do ano passado. Diante do interesse da direção, atendeu o apelo para que ajudasse a dar novo visual paisagístico. Levada a proposta à professora Leila, então surgiu o projeto, com cadastro na Proext, que acabou resultando no TCC. De fevereiro a abril de 2015 foram implantadas a horta sustentável, a proteção do canteiro central, o plantio de mudas de árvores por causa da incidência de raios solares e a coleta seletiva. Durante os três meses foram coletados 292 quilos de recicláveis.

A venda foi feita para três famílias do bairro, pais de alunos que coletam materiais recicláveis. O dinheiro foi utilizado na compra de sementes e mudas para a horta. Esse não foi o único envolvimento da comunidade externa, já que os pneus foram doados pelo dono de oficina mecânica do bairro. A gincana envolveu a maioria dos 147 alunos da escola, do 1º ao 8º ano, ficando de fora apenas o 9º ano. Foram vencedores o 5º e 8º anos, premiados com passeio a ser realizado na trilha ecológica do Grupo Damha, em Presidente Prudente. “Eles adoram cuidar dos jardins da horta e ficam empolgados quando recebem seus pais, para mostrar o trabalho”, conta Claudiné.
 
A direção da escola enaltece o envolvimento dos professores e de todos da escola, sendo que na visita de Carvalho e sua orientadora a recepção envolveu ainda a coordenadora pedagógica Aparecida Segatto, a secretária Denise Salata, o inspetor de aluno Nivaldo Firmino e o servidor Manoel Antônio dos Santos. A escola oferece ensino regular pela manhã e à tarde cerca de 70 alunos são atendidos em projetos federal e municipal, respectivamente Mais Educação e Espaço Amigo, que tem o nome oficial de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, conduzido pela educadora Eliana Barbosa da Silva e com a atuação de oficineiros de capoeira, dança e grafite.
 
Na escola os alunos recebem café da manhã e almoço, além do café da tarde para os atendidos pelos projetos. Pela manhã são oferecidos leite, pão com manteiga e bolachas doce e salgada. No almoço, arroz, feijão, carne, batata e salada; sobremesa com frutas da época e doces.  À tarde pão com patê ou geleia, queijo, presunto ou mortadela; suco natural de polpa ou fruta com leite. “Nossa merenda escolar é boa. A prefeitura nos atende bem, inclusive destinando ônibus para atividades fora da escola. Temos bons parceiros, como o Senar [Serviço Nacional de Aprendizagem Rural] e agora a Unoeste”, diz Claudiné.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem