CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Arquitetura da Unoeste tem estrutura completa e bem avaliada

Laboratórios e equipamentos modernos compõem a infraestrutura que dá suporte à formação acadêmica


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Arquitetura da Unoeste tem estrutura completa e bem avaliada
Ateliês tornam as aulas mais dinâmicas e estimulam a criação de ambientes agradáveis
Foto: Mariana Tavares Arquitetura da Unoeste tem estrutura completa e bem avaliada
Heliodon simula a trajetória solar, mostrando como o sol afeta termicamente os ambientes ou edificações
Foto: Mariana Tavares Arquitetura da Unoeste tem estrutura completa e bem avaliada
Túnel de vento reproduz ventilação por meio de uma fumaça cinematográfica


Aprender na prática, tendo a teoria como base, é uma das características principais de cursos de graduação da Unoeste, como Arquitetura e Urbanismo. Corpo docente qualificado e moderna infraestrutura contribuem para a melhor formação profissional. Com mais de uma década em funcionamento na universidade, este curso também é muito bem avaliado pelo Ministério da Educação (MEC), tem conceito 4, em escala de 1 a 5.
 
Ateliês, laboratórios de informática, de conforto, maquetaria, biblioteca com acervo amplo e atualizado, dentre outros espaços importantes no processo de ensino-aprendizagem diferenciam a Arquitetura e Urbanismo da Unoeste. “A universidade oferece todos os recursos para uma formação completa. Temos uma estrutura privilegiada e muito elogiada”, salienta a coordenadora, Marcela do Carmo Vieira. Os ateliês, por exemplo, são considerados espaços essenciais para um curso desta área, tornando as aulas ainda mais atraentes. “Temos equipamentos apropriados, como pranchas e mesas maiores para os desenhos realizados à mão livre”.
 
No Laboratório de Informática existem programas de computador específicos na área de desenho. A Maquetaria é outro espaço que merece destaque. “Produzimos os projetos em maquetes, tanto os de edificação quanto os urbanos”, comenta Marcela. Além dos espaços próprios da graduação, a Unoeste dispõe de Marcenaria e Serralheria, que também servem de apoio na confecção de alguns produtos para as aulas. “Se tenho que confeccionar uma luminária, eu tenho esse apoio, o que amplia ainda mais a visão profissional dos nossos estudantes”, completa a coordenadora.
 
O Laboratório de Conforto é outro espaço importante, que conta com modernos equipamentos, como o heliodon e o túnel de vento. “Para as aulas de confortos do ambiente, térmico e acústico esses aparelhos aprofundam o ensino”.
 
Diferenciais – A universidade oferece o embasamento teórico e prático que contempla a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. “Nesse primeiro aspecto, os estudantes têm a disposição um corpo docente altamente titulado, composto em grande parte por mestres e doutores. Muitos desses profissionais também estão inseridos no mercado de trabalho e trazem uma visão prática aos acadêmicos”, salienta Marcela. Quanto à pesquisa, ela conta que a graduação estimula a consciência crítica-reflexiva nos universitários. “Acreditamos que contribui para a formação, por isso, incentivamos nossos alunos a se envolverem em estudos sobre áreas particulares e públicas, como edificações, praças e parques, onde eles repensam uma nova proposta para esses locais. Ações como essas trazem um olhar diferenciado e investigativo da realidade, característica importante para o arquiteto”.
 
A extensão é outra vertente que completa o forte alicerce do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste. “Possuímos um escritório modelo que possibilita a concretização de muitas ações, atendendo a comunidade em caráter social e filantrópico”. Ela relata que recentemente foram feitas várias propostas de adequação em uma área laboratorial da Coordenadoria de Assistência Técnica (Cati) de Presidente Prudente, do Lar Santa Filomena e do hall de entrada do Hospital Regional (HR). Também foi elaborado um projeto de paisagismo para o hospital psiquiátrico Allan Kardec.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem