CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Horta suspensa é boa opção para quem tem pouco espaço

Técnica pode ser utilizada tanto em casas quanto em apartamentos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Horta suspensa é boa opção para quem tem pouco espaço
Útil e agradável: hortas suspensas trazem harmonia e dão um visual mais interessante
Foto: Gabriela Oliveira Horta suspensa é boa opção para quem tem pouco espaço
Estrutura pode ser feita com canos de PVC


Cultivar hortaliças é uma ótima ideia para quem deseja ter uma alimentação saudável. Para aqueles que não têm muito espaço e nem quintais, as hortas suspensas são interessantes e viáveis, podendo ser instaladas tanto em casas quanto em apartamentos.

Verduras e plantas medicinais compõem esse tipo de instalação. “São vegetações que trazem harmonia para as residências e dão um visual mais interessante para locais como varandas, cozinhas, áreas de serviço ou de lazer”, explica a arquiteta e professora do curso de Design de Interiores da Unoeste, Eliane Nunes.

Sobre as mudas que podem ser cultivadas, o docente de Agronomia da universidade, Pedro Veridiano Baldotto, recomenda espécies como salsinha, chicória, coentro, cebolinha, alface, almeirão, rúcula, alecrim, hortelã e manjericão. “As pessoas devem usar a criatividade para criar a horta, utilizando materiais como garrafas pet, fibra de coco e canos de PVC”.

Quando se fala do plantio, o engenheiro agrônomo orienta que o espaço que receberá a horta suspensa precisa receber a luz do sol em alguma parte do dia. “Depois disso, coloque no recipiente de sua preferência húmus de minhoca puro ou misturado com terra vermelha e em seguida jogue as sementes ou plante as mudas. Lembre-se que a sua horta precisa ser irrigada diariamente e de preferência às 10h e às 15h. Após 45 dias, as plantas começam a produzir”.

Diante de tanta praticidade, Eliane constata que o número de hortas suspensas em casas e apartamentos é cada vez maior. “Trata-se da união do útil ao agradável, pois além de ter sempre à mão alimentos cultivados sem agrotóxicos, você pode contar com um tipo de vegetação que melhora o clima da sua residência, deixando o visual mais bonito”.

Extensão – Voltado para alunos da educação básica de Presidente Prudente e região, a Unoeste desenvolve o projeto Hortas Suspensas, que visa despertar a preocupação com o meio ambiente, por meio da elaboração desse tipo de horta. Em 2014, a Escola Municipal Domingos Pereira de Medeiros, localizada no Jardim Guanabara, recebeu a proposta, que envolve etapas como a elaboração de materiais para alunos e professores sobre essa instalação, implantação da horta, acompanhamento e avaliação dos resultados. Neste ano outras unidades de ensino iniciaram essas ações.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem